A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC |
Resumo: | A escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das crianças |
id |
UFMG_fe050abef1c1c6a8642470d2726d783a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9JMKC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sara Mourao MonteiroLuciane Manera MagalhãesFrancisca Izabel Pereira MacielPaula Moreira Martins de Oliveira Lanza2019-08-14T15:26:04Z2019-08-14T15:26:04Z2018-10-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKCA escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das criançasInvented writing is an action that generates transformations in the childs thinking insofar as it draws attention to the sound patterns of words and the way in which they can be recorded. The mediation of the adult when the child performs the invented writing of words, that is, when he/she produces graphical representations for oral words, using known letters, potentiates the effects of this action in the development and learning of the children. The aim of the present investigation is to characterize and analyze pedagogical mediation strategies in the writtenproductions of five-year-old children, which may favor the process of metalinguistic reflection implied in the initial learning of the written language. The Invented Writing Program was developed based on situations of collaborative word-writing production, in which children aremobilized to explain, argue, describe their ideas about the alphabetical writing system to reach a consensus on how to write certain words. For this investigation, the perspective of intervention research with a qualitative analysis of the interaction processes that occurredduring the intervention program in the invented writing of the children was adopted. It was established a dialogue with Alves Martins (1994), Alves Martins and Silva (1999), Ferreiro and Teberosky (1985), Morais (2004, 2012), Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) and Vygotsky (1989, 2007), in order to reflect on the process of acquisition of the alphabetical writing system. The analysis of the interactions that took place in the working group with the children allowed to identify ten categories of interventions, which are characterized from specific functions with the elaboration of the children. The analysis of childrens behaviors throughout the group meetings and their written productions in the initial and final evaluations suggest that the Invented Writing Program may have had a strong influence on conceptualization process of the childrenUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCrianças LinguagemEscrita Estudo e ensinoMediaçãoMetalinguagemEducaçãoAlfabetizaçãoCrianças EscritaEducação de criançasConscientização da linguagem nas criançasCrianças Escrita MetalinguagemEscrita inventadaMediaçãoReflexão metalinguísticaA mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdfapplication/pdf1376968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/1/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdfa9eb5c522437404c3c7de56a8c92a114MD51TEXTpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txtpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txtExtracted texttext/plain259632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/2/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txt98c88bfec2d9d89f96ad4e877b3fe446MD521843/BUOS-B9JMKC2019-11-14 13:54:49.412oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9JMKCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:54:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
title |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
spellingShingle |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza Escrita inventada Mediação Reflexão metalinguística Crianças Linguagem Escrita Estudo e ensino Mediação Metalinguagem Educação Alfabetização Crianças Escrita Educação de crianças Conscientização da linguagem nas crianças Crianças Escrita Metalinguagem |
title_short |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
title_full |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
title_fullStr |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
title_full_unstemmed |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
title_sort |
A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos |
author |
Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza |
author_facet |
Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sara Mourao Monteiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luciane Manera Magalhães |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisca Izabel Pereira Maciel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza |
contributor_str_mv |
Sara Mourao Monteiro Luciane Manera Magalhães Francisca Izabel Pereira Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita inventada Mediação Reflexão metalinguística |
topic |
Escrita inventada Mediação Reflexão metalinguística Crianças Linguagem Escrita Estudo e ensino Mediação Metalinguagem Educação Alfabetização Crianças Escrita Educação de crianças Conscientização da linguagem nas crianças Crianças Escrita Metalinguagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Crianças Linguagem Escrita Estudo e ensino Mediação Metalinguagem Educação Alfabetização Crianças Escrita Educação de crianças Conscientização da linguagem nas crianças Crianças Escrita Metalinguagem |
description |
A escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das crianças |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T15:26:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T15:26:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/1/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/2/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9eb5c522437404c3c7de56a8c92a114 98c88bfec2d9d89f96ad4e877b3fe446 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589473883127808 |