Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32806 |
Resumo: | Por meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto. |
id |
UFMG_ff39af4bd1e123c923a992a8d3599516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/32806 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJADocênciaEJAEducação de adultosFábulasPor meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação BásicaUFMGCarmem Lúcia Eitererhttp://lattes.cnpq.br/9905263965506713Silma Rodrigues de Oliveira Silva2020-03-10T00:39:26Z2020-03-10T00:39:26Z2011-11-19Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32806porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-03-10T06:41:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-03-10T06:41:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
title |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
spellingShingle |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA Silma Rodrigues de Oliveira Silva Docência EJA Educação de adultos Fábulas |
title_short |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
title_full |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
title_fullStr |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
title_full_unstemmed |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
title_sort |
Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA |
author |
Silma Rodrigues de Oliveira Silva |
author_facet |
Silma Rodrigues de Oliveira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmem Lúcia Eiterer http://lattes.cnpq.br/9905263965506713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silma Rodrigues de Oliveira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência EJA Educação de adultos Fábulas |
topic |
Docência EJA Educação de adultos Fábulas |
description |
Por meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-19 2020-03-10T00:39:26Z 2020-03-10T00:39:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/32806 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/32806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829864848654336 |