Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silma Rodrigues de Oliveira Silva
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32806
Resumo: Por meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto.
id UFMG_ff39af4bd1e123c923a992a8d3599516
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32806
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJADocênciaEJAEducação de adultosFábulasPor meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação BásicaUFMGCarmem Lúcia Eitererhttp://lattes.cnpq.br/9905263965506713Silma Rodrigues de Oliveira Silva2020-03-10T00:39:26Z2020-03-10T00:39:26Z2011-11-19Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32806porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-03-10T06:41:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-03-10T06:41:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
title Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
spellingShingle Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
Silma Rodrigues de Oliveira Silva
Docência
EJA
Educação de adultos
Fábulas
title_short Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
title_full Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
title_fullStr Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
title_full_unstemmed Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
title_sort Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
author Silma Rodrigues de Oliveira Silva
author_facet Silma Rodrigues de Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmem Lúcia Eiterer
http://lattes.cnpq.br/9905263965506713
dc.contributor.author.fl_str_mv Silma Rodrigues de Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
EJA
Educação de adultos
Fábulas
topic Docência
EJA
Educação de adultos
Fábulas
description Por meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-19
2020-03-10T00:39:26Z
2020-03-10T00:39:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32806
url http://hdl.handle.net/1843/32806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829864848654336