Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62031 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – meios para tratar informação e agilizar comunicação – contribuem para o cuidado. Este artigo descreve a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). É um estudo transversal. O universo englobou 17.053 equipes. Criou-se o Índice de Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) englobando: infraestrutura, sistemas e utilização de informação. Para as associações, realizou-se análise de regressão. Somente 13,5% das equipes possuem grau alto de TIC. É na utilização da informação que se observou a maior força de associação. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade da atenção básica. |
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Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasilIncorporation of Information and Communication Technologies and quality of primary healthcare in BrazilGestão da QualidadeTecnologia da InformaçãoAtenção Primária à SaúdeGestão da Qualidade TotalTecnologia da InformaçãoAtenção Primária à SaúdeAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – meios para tratar informação e agilizar comunicação – contribuem para o cuidado. Este artigo descreve a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). É um estudo transversal. O universo englobou 17.053 equipes. Criou-se o Índice de Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) englobando: infraestrutura, sistemas e utilização de informação. Para as associações, realizou-se análise de regressão. Somente 13,5% das equipes possuem grau alto de TIC. É na utilização da informação que se observou a maior força de associação. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade da atenção básica.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINAUFMG2023-12-14T23:48:32Z2023-12-14T23:48:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf16784464http://hdl.handle.net/1843/62031porCadernos de Saúde PúblicaAlaneir de Fátima DossantosAntônio Thomaz Gonzaga Matta-machadoDélcio Fonseca SobrinhoLucas Henrique Lobato de AraújoCristiane da Silva Diniz ProcópioÉrica Araújo Silva LopesÂngela Maria de Lourdes Dayrell de LimaClarice Magalhães Rodrigues Dos ReisDaisy Maria Xavier de AbreuAlzira de Oliveira Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-15T00:28:09Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62031Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-15T00:28:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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