Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62031 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – meios para tratar informação e agilizar comunicação – contribuem para o cuidado. Este artigo descreve a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). É um estudo transversal. O universo englobou 17.053 equipes. Criou-se o Índice de Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) englobando: infraestrutura, sistemas e utilização de informação. Para as associações, realizou-se análise de regressão. Somente 13,5% das equipes possuem grau alto de TIC. É na utilização da informação que se observou a maior força de associação. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade da atenção básica. |
id |
UFMG_ff8a5f5ec624f5a797a4fd48a1ce6b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62031 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-12-14T23:48:32Z2023-12-14T23:48:32Z201733511416784464http://hdl.handle.net/1843/62031As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – meios para tratar informação e agilizar comunicação – contribuem para o cuidado. Este artigo descreve a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). É um estudo transversal. O universo englobou 17.053 equipes. Criou-se o Índice de Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) englobando: infraestrutura, sistemas e utilização de informação. Para as associações, realizou-se análise de regressão. Somente 13,5% das equipes possuem grau alto de TIC. É na utilização da informação que se observou a maior força de associação. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade da atenção básica.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINACadernos de Saúde PúblicaGestão da Qualidade TotalTecnologia da InformaçãoAtenção Primária à SaúdeGestão da QualidadeTecnologia da InformaçãoAtenção Primária à SaúdeIncorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasilIncorporation of Information and Communication Technologies and quality of primary healthcare in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.1590/0102-311X00172815Alaneir de Fátima DossantosAntônio Thomaz Gonzaga Matta-machadoDélcio Fonseca SobrinhoLucas Henrique Lobato de AraújoCristiane da Silva Diniz ProcópioÉrica Araújo Silva LopesÂngela Maria de Lourdes Dayrell de LimaClarice Magalhães Rodrigues Dos ReisDaisy Maria Xavier de AbreuAlzira de Oliveira Jorgeapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62031/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALIncorporação de Tecnologias de Informação e pdfa.pdfIncorporação de Tecnologias de Informação e pdfa.pdfapplication/pdf177450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62031/2/Incorpora%c3%a7%c3%a3o%20de%20Tecnologias%20de%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20e%20pdfa.pdffa141596eef868c7f8a04605c76a8233MD521843/620312023-12-14 21:28:09.931oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-15T00:28:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Incorporation of Information and Communication Technologies and quality of primary healthcare in Brazil |
title |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
spellingShingle |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil Alaneir de Fátima Dossantos Gestão da Qualidade Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde Gestão da Qualidade Total Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde |
title_short |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
title_full |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
title_fullStr |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
title_full_unstemmed |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
title_sort |
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no brasil |
author |
Alaneir de Fátima Dossantos |
author_facet |
Alaneir de Fátima Dossantos Antônio Thomaz Gonzaga Matta-machado Délcio Fonseca Sobrinho Lucas Henrique Lobato de Araújo Cristiane da Silva Diniz Procópio Érica Araújo Silva Lopes Ângela Maria de Lourdes Dayrell de Lima Clarice Magalhães Rodrigues Dos Reis Daisy Maria Xavier de Abreu Alzira de Oliveira Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Antônio Thomaz Gonzaga Matta-machado Délcio Fonseca Sobrinho Lucas Henrique Lobato de Araújo Cristiane da Silva Diniz Procópio Érica Araújo Silva Lopes Ângela Maria de Lourdes Dayrell de Lima Clarice Magalhães Rodrigues Dos Reis Daisy Maria Xavier de Abreu Alzira de Oliveira Jorge |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alaneir de Fátima Dossantos Antônio Thomaz Gonzaga Matta-machado Délcio Fonseca Sobrinho Lucas Henrique Lobato de Araújo Cristiane da Silva Diniz Procópio Érica Araújo Silva Lopes Ângela Maria de Lourdes Dayrell de Lima Clarice Magalhães Rodrigues Dos Reis Daisy Maria Xavier de Abreu Alzira de Oliveira Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde |
topic |
Gestão da Qualidade Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde Gestão da Qualidade Total Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade Total Tecnologia da Informação Atenção Primária à Saúde |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – meios para tratar informação e agilizar comunicação – contribuem para o cuidado. Este artigo descreve a incorporação de TIC na atenção básica e sua associação com a qualidade, utilizando Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). É um estudo transversal. O universo englobou 17.053 equipes. Criou-se o Índice de Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC) englobando: infraestrutura, sistemas e utilização de informação. Para as associações, realizou-se análise de regressão. Somente 13,5% das equipes possuem grau alto de TIC. É na utilização da informação que se observou a maior força de associação. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade da atenção básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-14T23:48:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-14T23:48:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/62031 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
16784464 |
identifier_str_mv |
16784464 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62031/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62031/2/Incorpora%c3%a7%c3%a3o%20de%20Tecnologias%20de%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20e%20pdfa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 fa141596eef868c7f8a04605c76a8233 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589355573346304 |