Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinente, Samuel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Godoy, Shirley Alves, Lins, Sarah Raquel Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060
Resumo: A literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação.
id UFMS-2_009dad248c22254242eca56cab5cb103
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/1060
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção CientíficaA literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 121-1462358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/1771https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6482https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6483Vinente, SamuelGodoy, Shirley AlvesLins, Sarah Raquel Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1060Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
title Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
spellingShingle Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
Vinente, Samuel
Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica
title_short Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
title_full Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
title_fullStr Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
title_full_unstemmed Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
title_sort Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
author Vinente, Samuel
author_facet Vinente, Samuel
Godoy, Shirley Alves
Lins, Sarah Raquel Almeida
author_role author
author2 Godoy, Shirley Alves
Lins, Sarah Raquel Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinente, Samuel
Godoy, Shirley Alves
Lins, Sarah Raquel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica
topic Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica
description A literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/1771
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6482
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 121-146
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245966770176