Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060 |
Resumo: | A literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação. |
id |
UFMS-2_009dad248c22254242eca56cab5cb103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/1060 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção CientíficaA literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 121-1462358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/1771https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6482https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6483Vinente, SamuelGodoy, Shirley AlvesLins, Sarah Raquel Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1060Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
title |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
spellingShingle |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 Vinente, Samuel Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica |
title_short |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
title_full |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
title_fullStr |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
title_full_unstemmed |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
title_sort |
Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015 |
author |
Vinente, Samuel |
author_facet |
Vinente, Samuel Godoy, Shirley Alves Lins, Sarah Raquel Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Shirley Alves Lins, Sarah Raquel Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinente, Samuel Godoy, Shirley Alves Lins, Sarah Raquel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica |
topic |
Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica |
description |
A literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/1771 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6482 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060/6483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 121-146 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245966770176 |