Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33299 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar. |
id |
UFRGS-2_e3c02c627bccee2202e59b50d976e797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33299 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalenogare, Julia da JornadaTezzari, Mauren Lúcia2011-10-22T01:18:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/33299000725886O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar.application/pdfporInclusão escolarEducação especialPromovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000725886.pdf.txt000725886.pdf.txtExtracted Texttext/plain65338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/2/000725886.pdf.txt6e45fa85015371303258469b3477fd8dMD52ORIGINAL000725886.pdf000725886.pdfTexto completoapplication/pdf139784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/1/000725886.pdf39d5618fd4a14a955623e18a4f817db0MD51THUMBNAIL000725886.pdf.jpg000725886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/3/000725886.pdf.jpg391e0025e9b2a331b2a38764511258a2MD5310183/332992018-10-08 09:01:35.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:01:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
title |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
spellingShingle |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola Dalenogare, Julia da Jornada Inclusão escolar Educação especial |
title_short |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
title_full |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
title_fullStr |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
title_full_unstemmed |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
title_sort |
Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola |
author |
Dalenogare, Julia da Jornada |
author_facet |
Dalenogare, Julia da Jornada |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalenogare, Julia da Jornada |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tezzari, Mauren Lúcia |
contributor_str_mv |
Tezzari, Mauren Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Educação especial |
description |
O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-22T01:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33299 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000725886 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33299 |
identifier_str_mv |
000725886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/2/000725886.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/1/000725886.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33299/3/000725886.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e45fa85015371303258469b3477fd8d 39d5618fd4a14a955623e18a4f817db0 391e0025e9b2a331b2a38764511258a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224415707398144 |