LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Nilma Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825
Resumo: Este ensaio objetiva fundamentar o conceito de literatura como patrimônio, considerados os valores de bem comum universal e a necessidade de sua preservação e contínua transmissão à humanidade. Contudo, sendo a própria literatura um dos espaços em que se pode constatar a presença do patrimônio artístico e cultural de uma nação, o estudo avança no intuito de oferecer reflexões à formação docente continuada, com destaque para a formação do leitor crítico. Espera-se reconhecer o valor da leitura literária e sua contribuição à consciência de que somos todos herdeiros de bens recebidos de gerações anteriores, mas igualmente produtores de bens que serão herança para as gerações vindouras.
id UFMS-2_03d6ed752a3984293880ad1d0c8064ba
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/825
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTEHistória cultural. Literatura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)Este ensaio objetiva fundamentar o conceito de literatura como patrimônio, considerados os valores de bem comum universal e a necessidade de sua preservação e contínua transmissão à humanidade. Contudo, sendo a própria literatura um dos espaços em que se pode constatar a presença do patrimônio artístico e cultural de uma nação, o estudo avança no intuito de oferecer reflexões à formação docente continuada, com destaque para a formação do leitor crítico. Espera-se reconhecer o valor da leitura literária e sua contribuição à consciência de que somos todos herdeiros de bens recebidos de gerações anteriores, mas igualmente produtores de bens que serão herança para as gerações vindouras.Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 61-742358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/531https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/538https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/548Lacerda, Nilma Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/825Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Lacerda, Nilma Gonçalves
História cultural. Literatura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
title_short LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
author Lacerda, Nilma Gonçalves
author_facet Lacerda, Nilma Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Nilma Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv História cultural. Literatura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
topic História cultural. Literatura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
description Este ensaio objetiva fundamentar o conceito de literatura como patrimônio, considerados os valores de bem comum universal e a necessidade de sua preservação e contínua transmissão à humanidade. Contudo, sendo a própria literatura um dos espaços em que se pode constatar a presença do patrimônio artístico e cultural de uma nação, o estudo avança no intuito de oferecer reflexões à formação docente continuada, com destaque para a formação do leitor crítico. Espera-se reconhecer o valor da leitura literária e sua contribuição à consciência de que somos todos herdeiros de bens recebidos de gerações anteriores, mas igualmente produtores de bens que serão herança para as gerações vindouras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/531
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/538
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825/548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 61-74
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245944750080