O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16804 |
Resumo: | As transformações ocorridas no espaço e tempo escolar, muitas vezes, são vistas com saudosismo por gerações que frequentaram os bancos escolares em tempos atrás, conferindo críticas ao sistema educacional atual. Diante da indagação da escola de tempos idos ser melhor do que a atual desencadeou os objetivos desse estudo, o de apresentar dados significativos da educação brasileira no período de 1943 a 1965, com base em atas de reuniões pedagógicas de uma escola do interior paulista que teve grande significado no processo educacional no século XX, bem como realizar um paralelo entre aspectos significativos da educação em meados do século passado e do atual no concernente a organização escolar. Sob o ponto de vista da metodologia utilizada, destacamos a análise das atas pedagógicas, propondo reflexões e apontamentos de temáticas voltadas para a educação no que se referem as três vertentes por nós instituídas: escola e seu papel social, embates financeiros na educação e questões curriculares. O trabalho proporcionou compreender que a educação no Brasil sempre fora considerada um privilégio das elites, não havendo até hoje, valorização e equitatividade que acaba por desqualificar professores e aqueles que a frequentam. |
id |
UFMS-2_220bac4e48771f2a86ca77f778051b66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/16804 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicasAs transformações ocorridas no espaço e tempo escolar, muitas vezes, são vistas com saudosismo por gerações que frequentaram os bancos escolares em tempos atrás, conferindo críticas ao sistema educacional atual. Diante da indagação da escola de tempos idos ser melhor do que a atual desencadeou os objetivos desse estudo, o de apresentar dados significativos da educação brasileira no período de 1943 a 1965, com base em atas de reuniões pedagógicas de uma escola do interior paulista que teve grande significado no processo educacional no século XX, bem como realizar um paralelo entre aspectos significativos da educação em meados do século passado e do atual no concernente a organização escolar. Sob o ponto de vista da metodologia utilizada, destacamos a análise das atas pedagógicas, propondo reflexões e apontamentos de temáticas voltadas para a educação no que se referem as três vertentes por nós instituídas: escola e seu papel social, embates financeiros na educação e questões curriculares. O trabalho proporcionou compreender que a educação no Brasil sempre fora considerada um privilégio das elites, não havendo até hoje, valorização e equitatividade que acaba por desqualificar professores e aqueles que a frequentam.Editora UFMS2023-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1680410.55028/pdres.v10i23.16804Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; p. 412-4312358-184010.55028/pdres.v10i23reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16804/12688Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColus, Fatima Aparecida MaglioPetrenas, Rita de Cassia2023-08-19T03:55:21Zoai:periodicos.ufms.br:article/16804Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:21Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
title |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
spellingShingle |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas Colus, Fatima Aparecida Maglio |
title_short |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
title_full |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
title_fullStr |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
title_sort |
O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas |
author |
Colus, Fatima Aparecida Maglio |
author_facet |
Colus, Fatima Aparecida Maglio Petrenas, Rita de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Petrenas, Rita de Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colus, Fatima Aparecida Maglio Petrenas, Rita de Cassia |
description |
As transformações ocorridas no espaço e tempo escolar, muitas vezes, são vistas com saudosismo por gerações que frequentaram os bancos escolares em tempos atrás, conferindo críticas ao sistema educacional atual. Diante da indagação da escola de tempos idos ser melhor do que a atual desencadeou os objetivos desse estudo, o de apresentar dados significativos da educação brasileira no período de 1943 a 1965, com base em atas de reuniões pedagógicas de uma escola do interior paulista que teve grande significado no processo educacional no século XX, bem como realizar um paralelo entre aspectos significativos da educação em meados do século passado e do atual no concernente a organização escolar. Sob o ponto de vista da metodologia utilizada, destacamos a análise das atas pedagógicas, propondo reflexões e apontamentos de temáticas voltadas para a educação no que se referem as três vertentes por nós instituídas: escola e seu papel social, embates financeiros na educação e questões curriculares. O trabalho proporcionou compreender que a educação no Brasil sempre fora considerada um privilégio das elites, não havendo até hoje, valorização e equitatividade que acaba por desqualificar professores e aqueles que a frequentam. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16804 10.55028/pdres.v10i23.16804 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16804 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i23.16804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16804/12688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; p. 412-431 2358-1840 10.55028/pdres.v10i23 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247430582272 |