Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe Reis
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro, Gejão, Fernanda de Carvalho, Garcia, Nathália Medina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
DOI: 10.55028/pdres.v11i26.19189
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
Resumo: A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.
id UFMS-2_2a4fb0d6130cf530d38996e0805643c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19189
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
spelling Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1918910.55028/pdres.v11i26.19189Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 227-2402358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189/13482Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Felipe Reis Wellichan, Danielle da Silva PinheiroGejão, Fernanda de Carvalho Garcia, Nathália Medina 2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19189Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
spellingShingle Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Pereira, Felipe Reis
Pereira, Felipe Reis
title_short Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_full Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_fullStr Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_full_unstemmed Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_sort Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
author Pereira, Felipe Reis
author_facet Pereira, Felipe Reis
Pereira, Felipe Reis
Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
author_role author
author2 Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe Reis
Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
description A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
10.55028/pdres.v11i26.19189
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189/13482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 227-240
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1822183041518272512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19189