Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe Reis
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro, Gejão, Fernanda de Carvalho, Garcia, Nathália Medina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
Resumo: A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.
id UFMS-2_2a4fb0d6130cf530d38996e0805643c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19189
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1918910.55028/pdres.v11i26.19189Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 227-2402358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189/13482Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Felipe Reis Wellichan, Danielle da Silva PinheiroGejão, Fernanda de Carvalho Garcia, Nathália Medina 2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19189Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
spellingShingle Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Pereira, Felipe Reis
title_short Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_full Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_fullStr Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_full_unstemmed Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
title_sort Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
author Pereira, Felipe Reis
author_facet Pereira, Felipe Reis
Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
author_role author
author2 Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe Reis
Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro
Gejão, Fernanda de Carvalho
Garcia, Nathália Medina
description A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
10.55028/pdres.v11i26.19189
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189/13482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 227-240
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247779758080