Família e escola - Uma parceria necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Francisco das Chagas Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nascimento, Valmira Silva do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579
Resumo: A família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. Contribuição
id GVAA-2_25efb5adfe9fa913fa6a81231e1db3a7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2579
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Família e escola - Uma parceria necessáriaA família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. ContribuiçãoGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-422358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579/1990Martins, Francisco das Chagas CostaNascimento, Valmira Silva doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T15:10:18Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2579Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:10:18Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Família e escola - Uma parceria necessária
title Família e escola - Uma parceria necessária
spellingShingle Família e escola - Uma parceria necessária
Martins, Francisco das Chagas Costa
title_short Família e escola - Uma parceria necessária
title_full Família e escola - Uma parceria necessária
title_fullStr Família e escola - Uma parceria necessária
title_full_unstemmed Família e escola - Uma parceria necessária
title_sort Família e escola - Uma parceria necessária
author Martins, Francisco das Chagas Costa
author_facet Martins, Francisco das Chagas Costa
Nascimento, Valmira Silva do
author_role author
author2 Nascimento, Valmira Silva do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Francisco das Chagas Costa
Nascimento, Valmira Silva do
description A família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. Contribuição
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579/1990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665354285056