Família e escola - Uma parceria necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579 |
Resumo: | A família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. Contribuição |
id |
GVAA-2_25efb5adfe9fa913fa6a81231e1db3a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2579 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e escola - Uma parceria necessáriaA família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. ContribuiçãoGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-422358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579/1990Martins, Francisco das Chagas CostaNascimento, Valmira Silva doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T15:10:18Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2579Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T15:10:18Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e escola - Uma parceria necessária |
title |
Família e escola - Uma parceria necessária |
spellingShingle |
Família e escola - Uma parceria necessária Martins, Francisco das Chagas Costa |
title_short |
Família e escola - Uma parceria necessária |
title_full |
Família e escola - Uma parceria necessária |
title_fullStr |
Família e escola - Uma parceria necessária |
title_full_unstemmed |
Família e escola - Uma parceria necessária |
title_sort |
Família e escola - Uma parceria necessária |
author |
Martins, Francisco das Chagas Costa |
author_facet |
Martins, Francisco das Chagas Costa Nascimento, Valmira Silva do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Valmira Silva do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Francisco das Chagas Costa Nascimento, Valmira Silva do |
description |
A família e a escola são instituições que embora distintas, se completam. Ambas são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança. A família é o primeiro núcleo do qual o ser humano faz parte. É nela ode ele se desenvolve, dá seus primeiros passos e recebe as primeiras lições de vida. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, e é em seu espaço que são absorvidos o valor ético e humanitário, em que se aprofundam os laços de solidariedade. A escola é a instituição que tem a função de educar o aluno, instruindo-o e abrindo-lhe os caminhos para conhecimento. É ela responsável pela socialização do aluno. Na parceria entre família e escola não deve haver imposição por nenhuma das partes. Deve haver diálogo e compreensão entre todos os envolvidos para que haja êxito no ensino-aprendizagem. A capacidade de envolvimento dos pais de interagir com escola, de acompanhar a aprendizagem dos filhos, servirá de estímulo no processo ensino-aprendizagem, que é um trabalho complexo e requer muita responsabilidade. Essa parceria é necessária para que juntas, escola e família, atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pelo do educando. Palavras-chaves: Parceria Escola-Família. Educação. Contribuição |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2579/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 No. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 3 Núm. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 3 n. 4 (2013): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 38-42 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665354285056 |