Educação e fronteiras: por uma unidade na diversidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17738 |
Resumo: | No mundo contemporâneo, com o avanço da internet e as demais tecnologias digitais que permitem a aproximação de lugares e pessoas, há quem acredite que as fronteiras deixaram de existir. Questionando tal perspectiva, este estudo pretende refletir sobre como as fronteiras visíveis e invisíveis ainda estruturam historicamente e culturalmente a América Latina, e de maneira mais específica, problematizar a relação da linha abissal com a produção de fronteiras invisíveis que fortalecem hierarquias e processos de diferenciação no campo do conhecimento. Para isso, aproximamos o pensamento fronteiriço e a proposta de unidade na diversidade na busca por trabalhar com as Epistemologias do Sul, trazendo-as para o contexto da crítica decolonial ao contexto latino-americano que vem identificando e denunciando as hierarquias de poder e os processos de desumanização que os constituem. Neste ensaio teórico, de modo a flexibilizar as fronteiras críticas e pós-críticas, construiu-se uma aproximação epistemológica para discutirmos a proposta freiriana de unidade na diversidade como prática dialógica e humanizadora na educação. A partir disso, compreendemos que as fronteiras não deixaram de existir, ao mesmo tempo em que elas causam atritos, também promovem encontros, o que nos impulsiona a abrir horizontes mais plurais para além das dicotomias presentes no campo epistêmico. |
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Educação e fronteiras: por uma unidade na diversidadeNo mundo contemporâneo, com o avanço da internet e as demais tecnologias digitais que permitem a aproximação de lugares e pessoas, há quem acredite que as fronteiras deixaram de existir. Questionando tal perspectiva, este estudo pretende refletir sobre como as fronteiras visíveis e invisíveis ainda estruturam historicamente e culturalmente a América Latina, e de maneira mais específica, problematizar a relação da linha abissal com a produção de fronteiras invisíveis que fortalecem hierarquias e processos de diferenciação no campo do conhecimento. Para isso, aproximamos o pensamento fronteiriço e a proposta de unidade na diversidade na busca por trabalhar com as Epistemologias do Sul, trazendo-as para o contexto da crítica decolonial ao contexto latino-americano que vem identificando e denunciando as hierarquias de poder e os processos de desumanização que os constituem. Neste ensaio teórico, de modo a flexibilizar as fronteiras críticas e pós-críticas, construiu-se uma aproximação epistemológica para discutirmos a proposta freiriana de unidade na diversidade como prática dialógica e humanizadora na educação. A partir disso, compreendemos que as fronteiras não deixaram de existir, ao mesmo tempo em que elas causam atritos, também promovem encontros, o que nos impulsiona a abrir horizontes mais plurais para além das dicotomias presentes no campo epistêmico.Editora UFMS2023-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773810.55028/pdres.v10i24.17738Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 311-3282358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17738/13278Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSinãni, Marília Claudia Favreto Veiga Júnior, ÁlvaroAccorssi, Aline2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17738Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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