Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Milene Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090
Resumo: Objetiva-se, nesse estudo discutir o espaço ocupado pelo plano municipal de educação nas agendas nacionais e apreender como os dispositivos Legais de sua exigibilidade têm surtido efeitos no âmbito educacional municipal. Atualmente, esse plano tem se constituído, perante as instâncias da área, como instrumento de efetivação da educação municipal pautada na qualidade social, principalmente por privilegiar a construção de um ensino contextualizado e atacar as descontinuidades das ações governamentais. Para tanto, trabalhou-se com análise bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como Saviani (1999 e 1998) e Bordignon (2009); e com análise documental que envolve instrumentos Legais; recorreu-se, também, a publicações realizadas por uma Organização Não Governamental e a dados estatísticos do MEC e IBGE. Constatou-se que, mesmo com o expressivo movimento, a partir de 2001, com o PNE, concernente à estruturação da cultura de planificação nos municípios por meio dos planos de educação, houve reações adversas por parte dos munícipes. Os dados estatísticos evidenciam que a morosidade em atender a esse movimento foi superada somente após a implantação do PNE/2014, porém, atualmente, tais números ainda não chegam aos dígitos totalizantes de estados e municípios brasileiros existentes, demonstrando um grande desafio ao novo PNE.
id UFMS-2_38950f3729d74746aa97461c5cbac4d8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/3090
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de EducaçãoPlanejamento. Plano de Educação. Plano Municipal de Educação.Objetiva-se, nesse estudo discutir o espaço ocupado pelo plano municipal de educação nas agendas nacionais e apreender como os dispositivos Legais de sua exigibilidade têm surtido efeitos no âmbito educacional municipal. Atualmente, esse plano tem se constituído, perante as instâncias da área, como instrumento de efetivação da educação municipal pautada na qualidade social, principalmente por privilegiar a construção de um ensino contextualizado e atacar as descontinuidades das ações governamentais. Para tanto, trabalhou-se com análise bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como Saviani (1999 e 1998) e Bordignon (2009); e com análise documental que envolve instrumentos Legais; recorreu-se, também, a publicações realizadas por uma Organização Não Governamental e a dados estatísticos do MEC e IBGE. Constatou-se que, mesmo com o expressivo movimento, a partir de 2001, com o PNE, concernente à estruturação da cultura de planificação nos municípios por meio dos planos de educação, houve reações adversas por parte dos munícipes. Os dados estatísticos evidenciam que a morosidade em atender a esse movimento foi superada somente após a implantação do PNE/2014, porém, atualmente, tais números ainda não chegam aos dígitos totalizantes de estados e municípios brasileiros existentes, demonstrando um grande desafio ao novo PNE.Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 34-502358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090/3278Amorim, Milene Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/3090Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
title Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
spellingShingle Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
Amorim, Milene Dias
Planejamento. Plano de Educação. Plano Municipal de Educação.
title_short Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
title_full Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
title_fullStr Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
title_full_unstemmed Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
title_sort Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação
author Amorim, Milene Dias
author_facet Amorim, Milene Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Milene Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento. Plano de Educação. Plano Municipal de Educação.
topic Planejamento. Plano de Educação. Plano Municipal de Educação.
description Objetiva-se, nesse estudo discutir o espaço ocupado pelo plano municipal de educação nas agendas nacionais e apreender como os dispositivos Legais de sua exigibilidade têm surtido efeitos no âmbito educacional municipal. Atualmente, esse plano tem se constituído, perante as instâncias da área, como instrumento de efetivação da educação municipal pautada na qualidade social, principalmente por privilegiar a construção de um ensino contextualizado e atacar as descontinuidades das ações governamentais. Para tanto, trabalhou-se com análise bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como Saviani (1999 e 1998) e Bordignon (2009); e com análise documental que envolve instrumentos Legais; recorreu-se, também, a publicações realizadas por uma Organização Não Governamental e a dados estatísticos do MEC e IBGE. Constatou-se que, mesmo com o expressivo movimento, a partir de 2001, com o PNE, concernente à estruturação da cultura de planificação nos municípios por meio dos planos de educação, houve reações adversas por parte dos munícipes. Os dados estatísticos evidenciam que a morosidade em atender a esse movimento foi superada somente após a implantação do PNE/2014, porém, atualmente, tais números ainda não chegam aos dígitos totalizantes de estados e municípios brasileiros existentes, demonstrando um grande desafio ao novo PNE.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090/3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 34-50
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246004518912