O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranda, Flávia Paula Nogueira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Perboni, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10055
Resumo: Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.
id UFGD-8_0d4645f2cf6f303fdc036aca8fb305ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10055
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MSPolíticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1005510.30612/hre.v7i14.10055Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 216-2282318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10055/5511Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAranda, Flávia Paula NogueiraPerboni, Fábio2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10055Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
title O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
spellingShingle O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
Aranda, Flávia Paula Nogueira
Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.
title_short O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
title_full O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
title_fullStr O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
title_full_unstemmed O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
title_sort O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
author Aranda, Flávia Paula Nogueira
author_facet Aranda, Flávia Paula Nogueira
Perboni, Fábio
author_role author
author2 Perboni, Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranda, Flávia Paula Nogueira
Perboni, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.
topic Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.
description Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10055
10.30612/hre.v7i14.10055
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10055
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.10055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10055/5511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 216-228
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170629009408