O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Vinicius Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cabello, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência.
id UFMS-2_3c430bec392c5472c299af9a45ea9b1d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15261
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigaçãoEste artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1526110.55028/pdres.v9i20.15261Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 322-3382358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261/10844Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Sabino, Vinicius CardosoCabello, Janaina2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15261Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
title O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
spellingShingle O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
Sabino, Vinicius Cardoso
title_short O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
title_full O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
title_fullStr O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
title_full_unstemmed O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
title_sort O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
author Sabino, Vinicius Cardoso
author_facet Sabino, Vinicius Cardoso
Cabello, Janaina
author_role author
author2 Cabello, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Vinicius Cardoso
Cabello, Janaina
description Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261
10.55028/pdres.v9i20.15261
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.15261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261/10844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 322-338
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247292170240