O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência. |
id |
UFMS-2_3c430bec392c5472c299af9a45ea9b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15261 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigaçãoEste artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1526110.55028/pdres.v9i20.15261Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 322-3382358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261/10844Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Sabino, Vinicius CardosoCabello, Janaina2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15261Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
title |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
spellingShingle |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação Sabino, Vinicius Cardoso |
title_short |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
title_full |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
title_fullStr |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
title_full_unstemmed |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
title_sort |
O percurso formativo no ensino superior de um tradutor/intérprete de Libras com deficiência: autobiografia como uma abordagem de investigação |
author |
Sabino, Vinicius Cardoso |
author_facet |
Sabino, Vinicius Cardoso Cabello, Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Cabello, Janaina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Vinicius Cardoso Cabello, Janaina |
description |
Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso e objetiva visibilizar e problematizar o percurso formativo de uma pessoa com deficiência durante sua graduação em um curso de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa. Para tanto, são destacadas as experiências do primeiro autor durante seu percurso universitário de formação como tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), em um processo teórico-metodológico amparado pela pesquisa autobiográfica e pelo recurso metodológico narrativo das cenas (LUZ, 2011). A análise interpretativa foi realizada à luz do referencial teórico dos estudos socioculturais da deficiência em articulação com a formação do intérprete de Libras, a partir de um breve levantamento bibliográfico da área. São tecidas algumas considerações a respeito das (im)possibilidades e dificuldades de formação de um intérprete de Libras com deficiência no contexto universitário, evidenciando a problemática da formação de tradutores e intérpretes de Libras (também) com deficiência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261 10.55028/pdres.v9i20.15261 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.15261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15261/10844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 322-338 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247292170240 |