Reforma da educação com a Lei nº. 13.415/2017 e gestão do conhecimento: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanni, Aldenisia Bento de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aliçandro Bordin , Reginaldo, Gualberto Bacellar da Cruz Urpia , Arthur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10215
Resumo: No final do século XX e início do século XXI, o mundo do trabalho passou por mudanças radicais. A reestruturação produtiva dos meios de produção marcado pela intensificação das tecnologias de informação e comunicação e globalização da economia ditou nova ordem na forma de produzir e viver na sociedade do conhecimento. O estudo aborda a Gestão do Conhecimento (GC) e sua relação com a educação e o conhecimento necessário à formação do sujeito do Ensino Médio após Lei nº. 13.415/2017 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9.394/1996) e ratifica a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM). Objetivou analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio, após Lei n. 13.415/2017. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica analítica exploratória, com abordagem qualitativa, tomando como base documentos norteadores da atual Reforma da Educação, que pressupõem uma formação tecnicista, utilitarista e flexível, para o protagonismo juvenil, construção do projeto de vida e preparação para o mundo do trabalho. O estudo justifica-se porque a temática tem gerado debates e reflexões em torno de um currículo em  processo de construção, contexto de disputas econômica, política e ideológica, sua efetivação deverá  acontecer até 2022 pelos sistemas escolares.  O tema não se esgota nesse estudo e sugere outras análises que possam vislumbrar a valorização de uma educação que atenda as demandas de uma sociedade de incertezas e contradições. 
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