Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642
Resumo: O tema central deste estudo foi a Reforma do Ensino Médio após a Lei n. 13.450/2017 que alterou a LDB 9.394/1996 e ratificou a Base Nacional Comum Curricular para a fase do Ensino Médio (BNCCEM), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para o Ensino Médio. O objetivo geral do estudo foi analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio e BNCCEM após a Lei 13.415/2017. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica e exploratória das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos, a Lei n. 13.415/2017, a LDB 9.394/1996 e a BNCCEM. A relevância do tema está no fato de que a Reforma do Ensino Médio está em construção, constituindo locus de intensos debates em nível nacional para garantir um currículo que atenda as necessidades dos alunos, preparação básica para o trabalho e cidadania, como resposta ao discurso hegemônico do “fracasso do Ensino Médio”. Além disso, a Lei n. 13.415/2017 disciplina que para a formação do currículo para o Ensino Médio, sejam atendidas as prerrogativas da flexibilidade, devendo ser estruturado por competências e habilidades, atendendo ao contido na base comum e os itinerários formativos, com respeito às necessidades locais, e conforme condições de cada sistema de ensino, na garantia do protagonismo do aluno para a construção do seu projeto de vida. Essa orientação de um currículo composto por competências e habilidades condiz com a concepção pragmática do conhecimento que, o considera como útil para resolver problemas da vida no contexto complexo e incerto. Conhecimento útil também defendido pela Gestão do Conhecimento nas organizações para gerir inovação e vantagem competitiva. A dinâmica no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e ênfase dada à informação na sociedade do conhecimento, exigiu ressignificar o fazer pedagógico da escola norteado pelo ideário racional-tecnológico que consiste em introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo o aparato tecnológico, e está a serviço de formação técnica para o sistema produtivo, logo, conhecimento útil à Gestão do Conhecimento nas organizações. O fato de que os preceitos da Lei 13.415/2017 encontram-se em fase de implantação e implementação, para a fase do Ensino Médio, que deverá se efetivar até 2022 pelo sistema de ensino, constituiu em uma limitação para esse estudo, o que merece novos estudos em torno da temática.
id UNICESU-1_e96f31a892283c70c2d292f41c18d171
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9642
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimentoConhecimentoEducaçãoGestão do ConhecimentoEnsino médioCurrículoO tema central deste estudo foi a Reforma do Ensino Médio após a Lei n. 13.450/2017 que alterou a LDB 9.394/1996 e ratificou a Base Nacional Comum Curricular para a fase do Ensino Médio (BNCCEM), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para o Ensino Médio. O objetivo geral do estudo foi analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio e BNCCEM após a Lei 13.415/2017. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica e exploratória das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos, a Lei n. 13.415/2017, a LDB 9.394/1996 e a BNCCEM. A relevância do tema está no fato de que a Reforma do Ensino Médio está em construção, constituindo locus de intensos debates em nível nacional para garantir um currículo que atenda as necessidades dos alunos, preparação básica para o trabalho e cidadania, como resposta ao discurso hegemônico do “fracasso do Ensino Médio”. Além disso, a Lei n. 13.415/2017 disciplina que para a formação do currículo para o Ensino Médio, sejam atendidas as prerrogativas da flexibilidade, devendo ser estruturado por competências e habilidades, atendendo ao contido na base comum e os itinerários formativos, com respeito às necessidades locais, e conforme condições de cada sistema de ensino, na garantia do protagonismo do aluno para a construção do seu projeto de vida. Essa orientação de um currículo composto por competências e habilidades condiz com a concepção pragmática do conhecimento que, o considera como útil para resolver problemas da vida no contexto complexo e incerto. Conhecimento útil também defendido pela Gestão do Conhecimento nas organizações para gerir inovação e vantagem competitiva. A dinâmica no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e ênfase dada à informação na sociedade do conhecimento, exigiu ressignificar o fazer pedagógico da escola norteado pelo ideário racional-tecnológico que consiste em introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo o aparato tecnológico, e está a serviço de formação técnica para o sistema produtivo, logo, conhecimento útil à Gestão do Conhecimento nas organizações. O fato de que os preceitos da Lei 13.415/2017 encontram-se em fase de implantação e implementação, para a fase do Ensino Médio, que deverá se efetivar até 2022 pelo sistema de ensino, constituiu em uma limitação para esse estudo, o que merece novos estudos em torno da temática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARBORDIN, Reginaldo AliçandroURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzGIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas2022-06-14T17:36:19Z2022-06-14T17:36:19Z2020-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-15T06:02:11Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9642Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T06:02:11Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
title Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
spellingShingle Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas
Conhecimento
Educação
Gestão do Conhecimento
Ensino médio
Currículo
title_short Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
title_full Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
title_fullStr Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
title_sort Gestão do conhecimento e a reforma do ensino médio com a lei nº 13.415/2017: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento
author GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas
author_facet GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORDIN, Reginaldo Aliçandro
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv GIOVANNI, Aldenisia Bento de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Educação
Gestão do Conhecimento
Ensino médio
Currículo
topic Conhecimento
Educação
Gestão do Conhecimento
Ensino médio
Currículo
description O tema central deste estudo foi a Reforma do Ensino Médio após a Lei n. 13.450/2017 que alterou a LDB 9.394/1996 e ratificou a Base Nacional Comum Curricular para a fase do Ensino Médio (BNCCEM), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para o Ensino Médio. O objetivo geral do estudo foi analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio e BNCCEM após a Lei 13.415/2017. Os temas que envolveram as discussões deste estudo foram tratados por meio de uma revisão analítica e exploratória das bibliografias que contemplaram os assuntos envolvidos, a Lei n. 13.415/2017, a LDB 9.394/1996 e a BNCCEM. A relevância do tema está no fato de que a Reforma do Ensino Médio está em construção, constituindo locus de intensos debates em nível nacional para garantir um currículo que atenda as necessidades dos alunos, preparação básica para o trabalho e cidadania, como resposta ao discurso hegemônico do “fracasso do Ensino Médio”. Além disso, a Lei n. 13.415/2017 disciplina que para a formação do currículo para o Ensino Médio, sejam atendidas as prerrogativas da flexibilidade, devendo ser estruturado por competências e habilidades, atendendo ao contido na base comum e os itinerários formativos, com respeito às necessidades locais, e conforme condições de cada sistema de ensino, na garantia do protagonismo do aluno para a construção do seu projeto de vida. Essa orientação de um currículo composto por competências e habilidades condiz com a concepção pragmática do conhecimento que, o considera como útil para resolver problemas da vida no contexto complexo e incerto. Conhecimento útil também defendido pela Gestão do Conhecimento nas organizações para gerir inovação e vantagem competitiva. A dinâmica no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e ênfase dada à informação na sociedade do conhecimento, exigiu ressignificar o fazer pedagógico da escola norteado pelo ideário racional-tecnológico que consiste em introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo o aparato tecnológico, e está a serviço de formação técnica para o sistema produtivo, logo, conhecimento útil à Gestão do Conhecimento nas organizações. O fato de que os preceitos da Lei 13.415/2017 encontram-se em fase de implantação e implementação, para a fase do Ensino Médio, que deverá se efetivar até 2022 pelo sistema de ensino, constituiu em uma limitação para esse estudo, o que merece novos estudos em torno da temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
2022-06-14T17:36:19Z
2022-06-14T17:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098723269410816