Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerin Junior, Claudi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Fernando Icaro Jorge, Dinardi, Ailton Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527
Resumo: Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.   
id UFMS-2_4874c1c9468ffd6fa24e80ce29753228
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17527
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticosOs Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.   Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1752710.55028/pdres.v10i25.17527Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 133-1572358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527/13302Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerin Junior, Claudi Cunha, Fernando Icaro JorgeDinardi, Ailton Jesus 2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/17527Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
title Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
spellingShingle Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
Guerin Junior, Claudi
title_short Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
title_full Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
title_fullStr Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
title_full_unstemmed Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
title_sort Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
author Guerin Junior, Claudi
author_facet Guerin Junior, Claudi
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
author_role author
author2 Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerin Junior, Claudi
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
description Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527
10.55028/pdres.v10i25.17527
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.17527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527/13302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 133-157
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247639248896