Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527 |
Resumo: | Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. |
id |
UFMS-2_4874c1c9468ffd6fa24e80ce29753228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17527 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticosOs Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1752710.55028/pdres.v10i25.17527Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 133-1572358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527/13302Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerin Junior, Claudi Cunha, Fernando Icaro JorgeDinardi, Ailton Jesus 2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/17527Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
title |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
spellingShingle |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos Guerin Junior, Claudi |
title_short |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
title_full |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
title_fullStr |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
title_sort |
Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos |
author |
Guerin Junior, Claudi |
author_facet |
Guerin Junior, Claudi Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerin Junior, Claudi Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
description |
Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527 10.55028/pdres.v10i25.17527 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.17527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17527/13302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 133-157 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247639248896 |