Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Caio Cesar Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Márques, Fernanda Telles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. 
id UFMS-2_50cc693590e7c8db4ed04c59685f2e56
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19201
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1920110.55028/pdres.v11i26.19201Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 114-1342358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201/13476Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Caio Cesar OliveiraMárques, Fernanda Telles2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19201Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
title Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
spellingShingle Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
Gaspar, Caio Cesar Oliveira
title_short Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
title_full Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
title_fullStr Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
title_full_unstemmed Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
title_sort Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
author Gaspar, Caio Cesar Oliveira
author_facet Gaspar, Caio Cesar Oliveira
Márques, Fernanda Telles
author_role author
author2 Márques, Fernanda Telles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Caio Cesar Oliveira
Márques, Fernanda Telles
description Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201
10.55028/pdres.v11i26.19201
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201/13476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 114-134
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247782903808