Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. |
id |
UFMS-2_50cc693590e7c8db4ed04c59685f2e56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/19201 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1920110.55028/pdres.v11i26.19201Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 114-1342358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201/13476Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Caio Cesar OliveiraMárques, Fernanda Telles2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19201Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
title |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
spellingShingle |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 Gaspar, Caio Cesar Oliveira |
title_short |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
title_full |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
title_fullStr |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
title_full_unstemmed |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
title_sort |
Gênero, sexualidade e raça/etnia no livro de ciências da natureza do PLNDEM-2021 |
author |
Gaspar, Caio Cesar Oliveira |
author_facet |
Gaspar, Caio Cesar Oliveira Márques, Fernanda Telles |
author_role |
author |
author2 |
Márques, Fernanda Telles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Caio Cesar Oliveira Márques, Fernanda Telles |
description |
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito de uma proposta mais ampla (APQ 02373-21 FAPEMIG), que tem como tema a (des)articulação de marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Novo Ensino Médio. O artigo objetiva refletir criticamente sobre como os marcadores de gênero, sexualidade e raça/etnia foram tratados em dois volumes de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendada pelo PNLD-EM 2021. Para isso, fez-se uso da análise categorial-temática em abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que os livros apresentaram poucos textos que de fato dialogavam com alguns dos descritores pesquisados, sendo aqueles de maior destaque sexualidade e raça. Todavia não se aprofundaram na discussão ou não trouxeram reflexões detalhadas referentes à temática, apesar de terem sido diversas as oportunidades para isso ao longo do constructo da obra. Em conclusão, ainda que de boa qualidade em diversos aspectos, o material deixou de contribuir efetivamente no desenvolvimento da reflexão crítica e para a compreensão das articulações entre as categorias em discussão, deixando a essa responsabilidade, por conseguinte, para os livros de Ciências Humanas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201 10.55028/pdres.v11i26.19201 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v11i26.19201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19201/13476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 114-134 2358-1840 10.55028/pdres.v11i26 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247782903808 |