Intervenção na Criança com Perturbação do Espectro do Autismo na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mónica Alexandra Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2579
Resumo: . O tema escolhido para esta investigação foca-se na intervenção na criança com Perturbação do Espectro do Autismo na Educação Pré-Escolar e o interesse por este tema partiu da experiência vivenciada em estágio, onde contatamos e trabalhamos com esta realidade em Jardim de Infância. A metodologia utilizada é de carácter qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. O presente estudo tem como objetivos gerais, aprofundar a problemática da Perturbação do Espectro do Autismo, percecionar os envolvimentos relacionais entre a família e os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento de uma criança com esta problemática e implementar estratégias de intervenção no grupo onde está inserida. Foi no sentido de esclarecer todas as dúvidas acerca desta temática, que, além da pesquisa bibliográfica, efetuamos também vários inquéritos para poder recolher dados plausíveis. Estes inquéritos foram aplicados às educadoras de infância da instituição frequentada pela criança em estudo e à mãe desta, no sentido de aprofundar e recolher o máximo de informações sobre o caso em estudo, de percecionar a inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, as estratégias metodológicas utilizadas e as dificuldades sentidas pelos educadores na inclusão destas crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram compreender melhor a patologia da Perturbação do Espectro do Autismo e ao mesmo tempo, ter uma noção da realidade da inclusão das crianças autistas nos nossos Jardins de Infância
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spelling Intervenção na Criança com Perturbação do Espectro do Autismo na Educação Pré-EscolarPerturbação do espetro do autismoIntervenção precoceInclusão. O tema escolhido para esta investigação foca-se na intervenção na criança com Perturbação do Espectro do Autismo na Educação Pré-Escolar e o interesse por este tema partiu da experiência vivenciada em estágio, onde contatamos e trabalhamos com esta realidade em Jardim de Infância. A metodologia utilizada é de carácter qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. O presente estudo tem como objetivos gerais, aprofundar a problemática da Perturbação do Espectro do Autismo, percecionar os envolvimentos relacionais entre a família e os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento de uma criança com esta problemática e implementar estratégias de intervenção no grupo onde está inserida. Foi no sentido de esclarecer todas as dúvidas acerca desta temática, que, além da pesquisa bibliográfica, efetuamos também vários inquéritos para poder recolher dados plausíveis. Estes inquéritos foram aplicados às educadoras de infância da instituição frequentada pela criança em estudo e à mãe desta, no sentido de aprofundar e recolher o máximo de informações sobre o caso em estudo, de percecionar a inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, as estratégias metodológicas utilizadas e as dificuldades sentidas pelos educadores na inclusão destas crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram compreender melhor a patologia da Perturbação do Espectro do Autismo e ao mesmo tempo, ter uma noção da realidade da inclusão das crianças autistas nos nossos Jardins de InfânciaThe chosen theme for this research focus on child intervention with autism spectrum disorder in pre-school education and the interest for this theme started from the lived experience in internship, where we have contact and work with this reality in kindergarten. The methodology used is qualitative in nature, more specifically, a case study. The present study has as general objectives, to deepen the problem of Autism Spectrum Disorder, perceive the relational involvements between the family and the technicians responsible for the development of a child with this problem and implement intervention strategies in the group where it’s inserted. It was to clarify all the doubts about this subject, that beyond the bibliographic research, we also conduct several surveys to be able to collect plausible data. These surveys were applied to early childhood educators from the institution, attended by the child in study and to his/her mother, in order to deepen and collect the maximum information about the case in study, of perceiving the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder, to the methodological strategies used and the difficulties felt by the educators in the inclusion of these children. The results obtained during this investigation allowed a better understanding of the Autism Spectrum Disorder pathology anda t the same time have a sense of the reality of the inclusion of autistic children in our kindergartens2018-04-09T09:11:54Z2018-03-14T00:00:00Z2018-03-142018-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2579TID:201891247porMartins, Mónica Alexandra Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:09Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:21.750493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Perturbação do espetro do autismo
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