UM NOVO OLHAR: A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITO NO CAMPO DA LEGISLAÇÃO E DOS DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/537 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar concepções históricas a cerca da criança como sujeito de direito, bem como relacionar as práticas educativas que se moldaram ao longo dos anos, a partir da década de 30 até 1990 após a promulgação da Constituição Federal (CF/88), onde o país acabou tomando novos rumos em questão legislação, direitos e deveres. Os inúmeros acontecimentos a partir do século XIX deram propulsão para o surgimento de algumas leis criadas a partir de manifestações, organizações populares, sindicais, e de pensadores que já lutavam nesse período por uma educação para todos, chamando à atenção da sociedade a reivindicar seus direitos legais, bem como, abrindo os olhos da sociedade em relação à criança das camadas populares que já se encontrara no mundo dos adultos, fora da escola em meio às péssimas condições de vida. |
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UM NOVO OLHAR: A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITO NO CAMPO DA LEGISLAÇÃO E DOS DOCUMENTOS QUE REGEM A EDUCAÇÃOInfância. Educação. Constituição Federal.Este trabalho tem por objetivo analisar concepções históricas a cerca da criança como sujeito de direito, bem como relacionar as práticas educativas que se moldaram ao longo dos anos, a partir da década de 30 até 1990 após a promulgação da Constituição Federal (CF/88), onde o país acabou tomando novos rumos em questão legislação, direitos e deveres. Os inúmeros acontecimentos a partir do século XIX deram propulsão para o surgimento de algumas leis criadas a partir de manifestações, organizações populares, sindicais, e de pensadores que já lutavam nesse período por uma educação para todos, chamando à atenção da sociedade a reivindicar seus direitos legais, bem como, abrindo os olhos da sociedade em relação à criança das camadas populares que já se encontrara no mundo dos adultos, fora da escola em meio às péssimas condições de vida.Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/537Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 75-912358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/537/530https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/537/539KERR, renataGARCIA, Edelir Salomãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/537Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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