Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo explicitar o papel do processo de autoavaliação de cursos na implementação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura e a análise documental. A análise empírica diz respeito ao processo de autoavaliação de um curso de agronomia de uma Universidade Federal brasileira acreditado. Em síntese, pode-se inferir que, no texto do Informe de Autoavaliação, o curso brasileiro busca refletir a aplicação dos critérios estabelecidos para a acreditação no Sistema do Mercosul. Ainda que a avaliação realizada para acreditação pelo Sistema, cuja participação das instituições e cursos é voluntária, seja resultado de um processo de avaliação sem o ranqueamento, a agência nacional de acreditação brasileira estabeleceu dentre as condições para a participação dos cursos, os conceitos obtidos nas avaliações que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É possível inferir que essa condição influenciou o curso analisado a destacar, na autoavaliação, os aspectos quantitativos favoráveis relacionados às dimensões avaliadas, característica que figura como predominante nas avaliações do Brasil. Nesse sentido, as constatações acerca da ênfase do curso brasileiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes provocam indagações sobre como as demais agências nacionais de acreditação definiram as condições para a participação dos seus cursos, uma vez que a literatura da área aponta que para o estudo da política do Mercosul é preciso considerar como a dinâmica política interna dos países pode interferir na elaboração e na implementação das políticas supranacionais. |
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