Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Giselle Cristina Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Marianne Pereira de, Souza, Mary Ane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919
Resumo: O estudo tem como objetivo explicitar o papel do processo de autoavaliação de cursos na implementação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura e a análise documental. A análise empírica diz respeito ao processo de autoavaliação de um curso de agronomia de uma Universidade Federal brasileira acreditado.  Em síntese, pode-se inferir que, no texto do Informe de Autoavaliação, o curso brasileiro busca refletir a aplicação dos critérios estabelecidos para a acreditação no Sistema do Mercosul. Ainda que a avaliação realizada para acreditação pelo Sistema, cuja participação das instituições e cursos é voluntária, seja resultado de um processo de avaliação sem o ranqueamento, a agência nacional de acreditação brasileira estabeleceu dentre as condições para a participação dos cursos, os conceitos obtidos nas avaliações que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É possível inferir que essa condição influenciou o curso analisado a destacar, na autoavaliação, os aspectos quantitativos favoráveis relacionados às dimensões avaliadas, característica que figura como predominante nas avaliações do Brasil. Nesse sentido, as constatações acerca da ênfase do curso brasileiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes provocam indagações sobre como as demais agências nacionais de acreditação definiram as condições para a participação dos seus cursos, uma vez que a literatura da área aponta que para o estudo da política do Mercosul é preciso considerar como a dinâmica política interna dos países pode interferir na elaboração e na implementação das políticas supranacionais. 
id UFMS-2_5671476d0cb4d35dcb0d60c1062f7e8d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/1919
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-SulAvaliação Educacional. Mercosul. Acreditação de cursosO estudo tem como objetivo explicitar o papel do processo de autoavaliação de cursos na implementação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura e a análise documental. A análise empírica diz respeito ao processo de autoavaliação de um curso de agronomia de uma Universidade Federal brasileira acreditado.  Em síntese, pode-se inferir que, no texto do Informe de Autoavaliação, o curso brasileiro busca refletir a aplicação dos critérios estabelecidos para a acreditação no Sistema do Mercosul. Ainda que a avaliação realizada para acreditação pelo Sistema, cuja participação das instituições e cursos é voluntária, seja resultado de um processo de avaliação sem o ranqueamento, a agência nacional de acreditação brasileira estabeleceu dentre as condições para a participação dos cursos, os conceitos obtidos nas avaliações que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É possível inferir que essa condição influenciou o curso analisado a destacar, na autoavaliação, os aspectos quantitativos favoráveis relacionados às dimensões avaliadas, característica que figura como predominante nas avaliações do Brasil. Nesse sentido, as constatações acerca da ênfase do curso brasileiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes provocam indagações sobre como as demais agências nacionais de acreditação definiram as condições para a participação dos seus cursos, uma vez que a literatura da área aponta que para o estudo da política do Mercosul é preciso considerar como a dinâmica política interna dos países pode interferir na elaboração e na implementação das políticas supranacionais. Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 25-432358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/1776https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/6552https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/6553Real, Giselle Cristina MartinsSouza, Marianne Pereira deSouza, Mary Ane deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1919Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
title Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
spellingShingle Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
Real, Giselle Cristina Martins
Avaliação Educacional. Mercosul. Acreditação de cursos
title_short Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
title_full Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
title_fullStr Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
title_full_unstemmed Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
title_sort Qualidade na Educação Superior: autoavaliação de cursos na implementação do sistema Arcu-Sul
author Real, Giselle Cristina Martins
author_facet Real, Giselle Cristina Martins
Souza, Marianne Pereira de
Souza, Mary Ane de
author_role author
author2 Souza, Marianne Pereira de
Souza, Mary Ane de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Giselle Cristina Martins
Souza, Marianne Pereira de
Souza, Mary Ane de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional. Mercosul. Acreditação de cursos
topic Avaliação Educacional. Mercosul. Acreditação de cursos
description O estudo tem como objetivo explicitar o papel do processo de autoavaliação de cursos na implementação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura e a análise documental. A análise empírica diz respeito ao processo de autoavaliação de um curso de agronomia de uma Universidade Federal brasileira acreditado.  Em síntese, pode-se inferir que, no texto do Informe de Autoavaliação, o curso brasileiro busca refletir a aplicação dos critérios estabelecidos para a acreditação no Sistema do Mercosul. Ainda que a avaliação realizada para acreditação pelo Sistema, cuja participação das instituições e cursos é voluntária, seja resultado de um processo de avaliação sem o ranqueamento, a agência nacional de acreditação brasileira estabeleceu dentre as condições para a participação dos cursos, os conceitos obtidos nas avaliações que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É possível inferir que essa condição influenciou o curso analisado a destacar, na autoavaliação, os aspectos quantitativos favoráveis relacionados às dimensões avaliadas, característica que figura como predominante nas avaliações do Brasil. Nesse sentido, as constatações acerca da ênfase do curso brasileiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes provocam indagações sobre como as demais agências nacionais de acreditação definiram as condições para a participação dos seus cursos, uma vez que a literatura da área aponta que para o estudo da política do Mercosul é preciso considerar como a dinâmica política interna dos países pode interferir na elaboração e na implementação das políticas supranacionais. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/1776
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/6552
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1919/6553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 25-43
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245989838848