Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degrande, Deize
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Albuquerque Gomes, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238
Resumo: Este artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo.
id UFMS-2_5e7ada2320a454e3912a3c4653159c4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10238
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campoEste artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1023810.55028/pdres.v8i16.10238Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 41-592358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238/8769Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDegrande, DeizeAlbuquerque Gomes, Alberto 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10238Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
title Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
spellingShingle Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
Degrande, Deize
title_short Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
title_full Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
title_fullStr Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
title_full_unstemmed Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
title_sort Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
author Degrande, Deize
author_facet Degrande, Deize
Albuquerque Gomes, Alberto
author_role author
author2 Albuquerque Gomes, Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Degrande, Deize
Albuquerque Gomes, Alberto
description Este artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238
10.55028/pdres.v8i16.10238
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i16.10238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238/8769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 41-59
2358-1840
10.55028/pdres.v8i16
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989997582385152