Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238 |
Resumo: | Este artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo. |
id |
UFMS-2_5e7ada2320a454e3912a3c4653159c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10238 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campoEste artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1023810.55028/pdres.v8i16.10238Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 41-592358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238/8769Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDegrande, DeizeAlbuquerque Gomes, Alberto 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10238Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
title |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
spellingShingle |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo Degrande, Deize |
title_short |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
title_full |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
title_fullStr |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
title_full_unstemmed |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
title_sort |
Necessidades formativas: educação continuada nas escolas do campo |
author |
Degrande, Deize |
author_facet |
Degrande, Deize Albuquerque Gomes, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque Gomes, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Degrande, Deize Albuquerque Gomes, Alberto |
description |
Este artigo é um extrato de uma Dissertação de Mestrado em Educação, que aborda reflexões sobre as necessidades de formação continuada dos docentes atuantes na escola pública do campo. Ao pesquisar esse tema, nos surgiram as seguintes indagações: Como tem ocorrido o processo de formação continuada dos professores das escolas públicas do campo? Quais são suas necessidades de formação continuada? O referencial teórico correspondeu a estudos sobre necessidades formativas, formação continuada e Educação do Campo. Como objetivo geral, buscamos analisar como os docentes da escola do campo entendem suas necessidades formativas. Está pesquisa teve abordagem qualitativa, portanto, optamos pela revisão bibliográfica e pela entrevista semiestruturada, a fim de investigar quais são as necessidades de formação dos professores do campo. Os sujeitos participantes de nossa pesquisa foram cinco professoras atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual “Luiza Maria da Cruz” da rede estadual de Andradina/SP. As coletas dos dados nos guiaram a resultados que mostram duas principais necessidades profissionais, além da necessidade de se preparar docentes com conhecimento teórico e prático para atuarem nas escolas do campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238 10.55028/pdres.v8i16.10238 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i16.10238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10238/8769 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 41-59 2358-1840 10.55028/pdres.v8i16 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1788989997582385152 |