Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14989 |
Resumo: | Neste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil. |
id |
UFMS-2_60c147915b6924f114d345b1c8ff7325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/14989 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantilNeste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1498910.55028/pdres.v9i20.14989Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 53-732358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14989/10828Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandro Vinicius SalesBuss-Simão, MarciaRamos, Joaquim2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/14989Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
spellingShingle |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil Santos, Sandro Vinicius Sales |
title_short |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_full |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_fullStr |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
title_sort |
Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil |
author |
Santos, Sandro Vinicius Sales |
author_facet |
Santos, Sandro Vinicius Sales Buss-Simão, Marcia Ramos, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Buss-Simão, Marcia Ramos, Joaquim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandro Vinicius Sales Buss-Simão, Marcia Ramos, Joaquim |
description |
Neste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14989 10.55028/pdres.v9i20.14989 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14989 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.14989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14989/10828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 53-73 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247278538752 |