Homens no magistério: a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do município de Cruzeiro do Sul / AC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Maria Irinilda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Grotti, Giane Lucelia, Lima, Evardson Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14662
Resumo: O magistério no Brasil se constituiu primeiramente como uma profissão marcada pela presença masculina. Porém, tão logo as mulheres adentram nas salas de aula, inicialmente como alunas e, posteriormente como professoras, o magistério se feminizou, a tal ponto que atualmente pode causar certo estranhamento ver homens desempenhando o papel de professor na Educação Infantil e  nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o estudo tem como objetivo conhecer o exercício da profissão docente desenvolvida pelo gênero masculino nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Cruzeiro do Sul no Acre. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo. Utilizamos como instrumentos de coleta, o questionário semiaberto e o levantamento da quantidade de professores homens lotados nas duas redes de ensino do município de Cruzeiro do Sul. Os dados foram analisados a  luz dos autores utilizados no referencial teórico, tais como: Louro, Almeida, Gonçalves, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que temos poucos professores homens nos anos iniciais do Ensino Fundamental lotados em escolas de zona urbana, considerando-se a grande proporção de mulheres ocupando estes cargos. Contudo, quando se trata da zona rural, marcada pelo ensino multisseriado, este número se mostra mais equilibrado. Concluímos que os homens que atuam como professores no magistério dos Anos Iniciais no município de Cruzeiro do Sul, embora sejam em número bem reduzido, não evidenciam passar por grandes dificuldades no exercício da docência e se mostram preparados para exercer seu ofício nas etapas de ensino para as quais foram formados.
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