Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Andrade Salaman, Dariana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira da Silva, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14815
Resumo: Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabilidade e valorizar o protagonismo do estudante dentro de uma formação ecoformadora e transdisciplinar que fortaleçam redes de conexão estabelecidas nas relações entre o eu, o outro e a natureza. Este trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio do estudo do documento referência (CONAE 2021) e revisão de literatura, tendo, como aporte principal para as discussões, a Ecoformação de Pineau (1988), Moraes (2004), Morin (2006) e pesquisas relacionadas. O estudo possibilitou a continuidade e aprimoramento da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação como proposta de formação continuada de professores na perspectiva ecoformadora. A pesquisa será aplicada aos profissionais de educação que atuam na rede municipal de ensino de Painel – SC. E como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para a formação de um educador que esteja disposto a aprender e ensinar com novas práticas pedagógicas, que alcance uma postura crítica diante dos problemas educacionais, atue como um professor pesquisador com posicionamento transdisciplinar e ecoformadora.
id UFMS-2_66ac4dd341620389c955c23c44e7582d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/14815
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabilidade e valorizar o protagonismo do estudante dentro de uma formação ecoformadora e transdisciplinar que fortaleçam redes de conexão estabelecidas nas relações entre o eu, o outro e a natureza. Este trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio do estudo do documento referência (CONAE 2021) e revisão de literatura, tendo, como aporte principal para as discussões, a Ecoformação de Pineau (1988), Moraes (2004), Morin (2006) e pesquisas relacionadas. O estudo possibilitou a continuidade e aprimoramento da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação como proposta de formação continuada de professores na perspectiva ecoformadora. A pesquisa será aplicada aos profissionais de educação que atuam na rede municipal de ensino de Painel – SC. E como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para a formação de um educador que esteja disposto a aprender e ensinar com novas práticas pedagógicas, que alcance uma postura crítica diante dos problemas educacionais, atue como um professor pesquisador com posicionamento transdisciplinar e ecoformadora.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1481510.55028/pdres.v9i21.14815Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 258-2692358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14815/11739Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros Andrade Salaman, DarianaPereira da Silva, Madalena2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/14815Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
title Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
spellingShingle Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
Medeiros Andrade Salaman, Dariana
title_short Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
title_full Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
title_fullStr Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
title_full_unstemmed Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
title_sort Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
author Medeiros Andrade Salaman, Dariana
author_facet Medeiros Andrade Salaman, Dariana
Pereira da Silva, Madalena
author_role author
author2 Pereira da Silva, Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Andrade Salaman, Dariana
Pereira da Silva, Madalena
description Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabilidade e valorizar o protagonismo do estudante dentro de uma formação ecoformadora e transdisciplinar que fortaleçam redes de conexão estabelecidas nas relações entre o eu, o outro e a natureza. Este trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio do estudo do documento referência (CONAE 2021) e revisão de literatura, tendo, como aporte principal para as discussões, a Ecoformação de Pineau (1988), Moraes (2004), Morin (2006) e pesquisas relacionadas. O estudo possibilitou a continuidade e aprimoramento da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação como proposta de formação continuada de professores na perspectiva ecoformadora. A pesquisa será aplicada aos profissionais de educação que atuam na rede municipal de ensino de Painel – SC. E como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para a formação de um educador que esteja disposto a aprender e ensinar com novas práticas pedagógicas, que alcance uma postura crítica diante dos problemas educacionais, atue como um professor pesquisador com posicionamento transdisciplinar e ecoformadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14815
10.55028/pdres.v9i21.14815
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14815
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i21.14815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14815/11739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 258-269
2358-1840
10.55028/pdres.v9i21
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247273295872