Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19905 |
Resumo: | O presente artigo corresponde a um relato de experiência com a Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus, desenvolvida de forma remota junto a estudantes do 7º ano. A referida sequência foi produzida no âmbito do Projeto Ensinar ciências a todos: sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas, vinculado ao Programa Ciências na Escola. Essa proposta analisou o papel das sequências didáticas interdisciplinares na inclusão de educacional de estudantes autistas. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se uso de pesquisa-ação, através da qual verificou-se que a sequência didática interdisciplinar investigada, além de contribuir no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos das disciplinas envolvidas - Português, Matemática e Ciências , também pôde auxiliar na inclusão escolar de estudantes autistas. |
id |
UFMS-2_6874fcb5ca9980df659e8fcef4587a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/19905 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistasO presente artigo corresponde a um relato de experiência com a Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus, desenvolvida de forma remota junto a estudantes do 7º ano. A referida sequência foi produzida no âmbito do Projeto Ensinar ciências a todos: sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas, vinculado ao Programa Ciências na Escola. Essa proposta analisou o papel das sequências didáticas interdisciplinares na inclusão de educacional de estudantes autistas. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se uso de pesquisa-ação, através da qual verificou-se que a sequência didática interdisciplinar investigada, além de contribuir no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos das disciplinas envolvidas - Português, Matemática e Ciências , também pôde auxiliar na inclusão escolar de estudantes autistas.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1990510.55028/pdres.v11i26.19905Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 148-1672358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19905/13478Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Roberta Rodrigues deSoares Lemos Shaw, Gisele 2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19905Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
title |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
spellingShingle |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas Souza, Maria Roberta Rodrigues de |
title_short |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
title_full |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
title_fullStr |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
title_full_unstemmed |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
title_sort |
Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas |
author |
Souza, Maria Roberta Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Maria Roberta Rodrigues de Soares Lemos Shaw, Gisele |
author_role |
author |
author2 |
Soares Lemos Shaw, Gisele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Roberta Rodrigues de Soares Lemos Shaw, Gisele |
description |
O presente artigo corresponde a um relato de experiência com a Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus, desenvolvida de forma remota junto a estudantes do 7º ano. A referida sequência foi produzida no âmbito do Projeto Ensinar ciências a todos: sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas, vinculado ao Programa Ciências na Escola. Essa proposta analisou o papel das sequências didáticas interdisciplinares na inclusão de educacional de estudantes autistas. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se uso de pesquisa-ação, através da qual verificou-se que a sequência didática interdisciplinar investigada, além de contribuir no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos das disciplinas envolvidas - Português, Matemática e Ciências , também pôde auxiliar na inclusão escolar de estudantes autistas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19905 10.55028/pdres.v11i26.19905 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19905 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v11i26.19905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19905/13478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 148-167 2358-1840 10.55028/pdres.v11i26 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247798632448 |