A escola fora do armário: por uma pedagogia e um currículo queer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17717 |
Resumo: | A imposição do processo de normalização pelas instituições escolares revela sua natureza violenta. Tanto a pedagogia quanto o currículo são concebidos a partir de uma perspectiva cisheteronormativa, na qual se inserem coercivamente nos corpos e nas subjetividades comportamentos considerados normais, esperados e desejáveis. O binarismo limitante (homem/mulher) não permite “desvios”, separa e delimita as fronteiras entre as expressões masculinas e femininas. Qualquer forma de transgressão dessa norma é repudiada, estabelecendo comportamentos que supostamente deveriam ser exclusivos de um gênero e nunca, em hipótese alguma, ser expressos pelo outro (atribuindo certas atividades como "coisas de meninas" ou "coisas de meninos"). A escola cisheteronormativa atua enquanto uma tecnologia de produzir corpos e subjetividades dóceis, “normais” e morais. A proposta de uma pedagogia e de um currículo queer vem bagunçar o padrão, é uma aposta pelas diferenças e pelos desvios. Essa abordagem é desafiadora, insubmissa e dissidente. Dessa forma, é preciso tirar a escola do armário, estranhar a pedagogia e o currículo hegemônico, problematizar as certezas e normalizações construídas e reproduzidas ao longo do tempo. Para tanto, fundamentados em uma revisão bibliográfica, apresentamos uma discussão teórica que examina as problemáticas ligadas à pedagogia e ao currículo hegemônicos. Em contraposição, propomos uma abordagem queer, que busca romper com a norma, sendo "estranha", "excêntrica", desconfortável e inquietante. |
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A escola fora do armário: por uma pedagogia e um currículo queerA imposição do processo de normalização pelas instituições escolares revela sua natureza violenta. Tanto a pedagogia quanto o currículo são concebidos a partir de uma perspectiva cisheteronormativa, na qual se inserem coercivamente nos corpos e nas subjetividades comportamentos considerados normais, esperados e desejáveis. O binarismo limitante (homem/mulher) não permite “desvios”, separa e delimita as fronteiras entre as expressões masculinas e femininas. Qualquer forma de transgressão dessa norma é repudiada, estabelecendo comportamentos que supostamente deveriam ser exclusivos de um gênero e nunca, em hipótese alguma, ser expressos pelo outro (atribuindo certas atividades como "coisas de meninas" ou "coisas de meninos"). A escola cisheteronormativa atua enquanto uma tecnologia de produzir corpos e subjetividades dóceis, “normais” e morais. A proposta de uma pedagogia e de um currículo queer vem bagunçar o padrão, é uma aposta pelas diferenças e pelos desvios. Essa abordagem é desafiadora, insubmissa e dissidente. Dessa forma, é preciso tirar a escola do armário, estranhar a pedagogia e o currículo hegemônico, problematizar as certezas e normalizações construídas e reproduzidas ao longo do tempo. Para tanto, fundamentados em uma revisão bibliográfica, apresentamos uma discussão teórica que examina as problemáticas ligadas à pedagogia e ao currículo hegemônicos. Em contraposição, propomos uma abordagem queer, que busca romper com a norma, sendo "estranha", "excêntrica", desconfortável e inquietante.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1771710.55028/pdres.v10i24.17717Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 265-2772358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17717/13273Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Novaes, Marcos Oliveira de2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17717Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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