A escola fora do armário: por uma pedagogia e um currículo queer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Marcos Oliveira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17717
Resumo: A imposição do processo de normalização pelas instituições escolares revela sua natureza violenta. Tanto a pedagogia quanto o currículo são concebidos a partir de uma perspectiva cisheteronormativa, na qual se inserem coercivamente nos corpos e nas subjetividades comportamentos considerados normais, esperados e desejáveis. O binarismo limitante (homem/mulher) não permite “desvios”, separa e delimita as fronteiras entre as expressões masculinas e femininas.  Qualquer forma de transgressão dessa norma é repudiada, estabelecendo comportamentos que supostamente deveriam ser exclusivos de um gênero e nunca, em hipótese alguma, ser expressos pelo outro (atribuindo certas atividades como "coisas de meninas" ou "coisas de meninos"). A escola cisheteronormativa atua enquanto uma tecnologia de produzir corpos e subjetividades dóceis, “normais” e morais. A proposta de uma pedagogia e de um currículo queer vem bagunçar o padrão, é uma aposta pelas diferenças e pelos desvios. Essa abordagem é desafiadora, insubmissa e dissidente. Dessa forma, é preciso tirar a escola do armário, estranhar a pedagogia e o currículo hegemônico, problematizar as certezas e normalizações construídas e reproduzidas ao longo do tempo. Para tanto, fundamentados em uma revisão bibliográfica, apresentamos uma discussão teórica que examina as problemáticas ligadas à pedagogia e ao currículo hegemônicos. Em contraposição, propomos uma abordagem queer, que busca romper com a norma, sendo "estranha", "excêntrica", desconfortável e inquietante.
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