Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Meryelle Macedo da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Márcia Aparecida de, Ferreira da Silva, Rafael, Cunha Junior, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737
Resumo: O objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03.  
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