Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737 |
Resumo: | O objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03. |
id |
UFMS-2_74b1887bfe5c7a0987acd21e89df8150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17737 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidadesO objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03. Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773710.55028/pdres.v10i24.17737Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 98-1172358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737/13260Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Meryelle Macedo da Souza, Márcia Aparecida deFerreira da Silva, Rafael Cunha Junior, Henrique2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17737Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
title |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
spellingShingle |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades Silva, Meryelle Macedo da |
title_short |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
title_full |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
title_fullStr |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
title_full_unstemmed |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
title_sort |
Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades |
author |
Silva, Meryelle Macedo da |
author_facet |
Silva, Meryelle Macedo da Souza, Márcia Aparecida de Ferreira da Silva, Rafael Cunha Junior, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Márcia Aparecida de Ferreira da Silva, Rafael Cunha Junior, Henrique |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Meryelle Macedo da Souza, Márcia Aparecida de Ferreira da Silva, Rafael Cunha Junior, Henrique |
description |
O objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737 10.55028/pdres.v10i24.17737 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.17737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17737/13260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 98-117 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247674900480 |