Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente. |
id |
UFMS-2_7ea6959b8ebef15b8cd73ff3b9f58ffb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/3842 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em QuímicaTeatro Científico. Saber docente. Divulgação científica Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente.Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 130-1492358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842/3284Pereira, Ademir SouzaSantos, Paula Mantovani dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/3842Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
title |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
spellingShingle |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química Pereira, Ademir Souza Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica |
title_short |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
title_full |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
title_fullStr |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
title_full_unstemmed |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
title_sort |
Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química |
author |
Pereira, Ademir Souza |
author_facet |
Pereira, Ademir Souza Santos, Paula Mantovani dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Paula Mantovani dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ademir Souza Santos, Paula Mantovani dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica |
topic |
Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842/3284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 130-149 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246018150400 |