Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ademir Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Paula Mantovani dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842
Resumo:  Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente.
id UFMS-2_7ea6959b8ebef15b8cd73ff3b9f58ffb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/3842
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em QuímicaTeatro Científico. Saber docente. Divulgação científica Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente.Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 130-1492358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842/3284Pereira, Ademir SouzaSantos, Paula Mantovani dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/3842Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
title Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
spellingShingle Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
Pereira, Ademir Souza
Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica
title_short Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
title_full Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
title_fullStr Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
title_full_unstemmed Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
title_sort Contribuições do teatro científico para a formação inicial docente em Química
author Pereira, Ademir Souza
author_facet Pereira, Ademir Souza
Santos, Paula Mantovani dos
author_role author
author2 Santos, Paula Mantovani dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ademir Souza
Santos, Paula Mantovani dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica
topic Teatro Científico. Saber docente. Divulgação científica
description  Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo, identificar suas compreensões a respeito das contribuições do Teatro Científico por meio de encenações teatrais, para a formação inicial docente. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de vinte e dois bolsistas. O aporte teórico foi sustentado pela teoria de Saberes Docentes de Tardif, Lessard e Lahaye, com isso a pesquisa teve o caráter qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um relato de experiência, no qual cada bolsista elaborou um texto dissertativo e apresentou todas as contribuições da atividade para sua formação, que foram analisadas por análise textual discursiva. Foi possível reconhecer doze categorias dentre as quais se destacam, Método de ensino diferenciado, Conhecimento do conteúdo de química, Desenvoltura em sala de aula, Trabalho em equipe, Ato de falar em público e Interação com os alunos. Diante dos argumentos e reconhecimento dos licenciandos foi possível apontar que a atividade do Teatro Científico contribuiu para a formação inicial docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3842/3284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 130-149
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246018150400