Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura. |
id |
UNIL_fa5af351bcef81650875c3a9cefdf7a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/8000 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.O teatro possui diversas características que o potencializa para divulgação científica e, consequentemente, pode proporcionar aprendizado ao público espectador. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa foi analisar a aprendizagem química de estudantes do ensino médio que vivenciaram uma experiência de teatro científico. A avaliação da aprendizagem foi baseada em dois padrões de aprendizagem em ambientes informais, buscando correlações com os elementos do tripleto químico proposto por Talanquer (2011). O contexto da pesquisa se desenvolveu durante o evento Teatro Científico Tríplice Fronteira, a partir de uma peça teatral denominada “O Guardião dos Cristais” e teve a participação de 162 estudantes do segundo ano do ensino médio. A produção de dados se deu por meio de 84 respostas sobre a peça teatral e os conceitos de cristais obtidos por meio de um questionário (cartas) e a análise foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que houve aprendizagem química porque os estudantes apresentaram compreensão científica da peça ao identificar que o enredo se tratava dos cristais e suas composições químicas, assim como algumas propriedades (coloração e estruturas cristalinas). Os estudantes também questionaram, fizeram inferências e criaram hipóteses sobre os fenômenos observados. A maioria das respostas apresentou um grau cognitivo de lembrar e utilizar denconceitos científicos, com poucos momentos de explicação e argumentação sobre os modelos científicos.2024info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelts, Bruno Henriquereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:50:46Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/8000Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:50:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
title |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
spellingShingle |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. Felts, Bruno Henrique divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem |
title_short |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
title_full |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
title_fullStr |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
title_full_unstemmed |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
title_sort |
Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos. |
author |
Felts, Bruno Henrique |
author_facet |
Felts, Bruno Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felts, Bruno Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem |
topic |
divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285238568386560 |