Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felts, Bruno Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.
id UNIL_fa5af351bcef81650875c3a9cefdf7a1
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/8000
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.O teatro possui diversas características que o potencializa para divulgação científica e, consequentemente, pode proporcionar aprendizado ao público espectador. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa foi analisar a aprendizagem química de estudantes do ensino médio que vivenciaram uma experiência de teatro científico. A avaliação da aprendizagem foi baseada em dois padrões de aprendizagem em ambientes informais, buscando correlações com os elementos do tripleto químico proposto por Talanquer (2011). O contexto da pesquisa se desenvolveu durante o evento Teatro Científico Tríplice Fronteira, a partir de uma peça teatral denominada “O Guardião dos Cristais” e teve a participação de 162 estudantes do segundo ano do ensino médio. A produção de dados se deu por meio de 84 respostas sobre a peça teatral e os conceitos de cristais obtidos por meio de um questionário (cartas) e a análise foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que houve aprendizagem química porque os estudantes apresentaram compreensão científica da peça ao identificar que o enredo se tratava dos cristais e suas composições químicas, assim como algumas propriedades (coloração e estruturas cristalinas). Os estudantes também questionaram, fizeram inferências e criaram hipóteses sobre os fenômenos observados. A maioria das respostas apresentou um grau cognitivo de lembrar e utilizar denconceitos científicos, com poucos momentos de explicação e argumentação sobre os modelos científicos.2024info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelts, Bruno Henriquereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:50:46Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/8000Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:50:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
title Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
spellingShingle Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
Felts, Bruno Henrique
divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem
title_short Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
title_full Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
title_fullStr Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
title_full_unstemmed Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
title_sort Teatro científico: uma avaliação da aprendizagem de conceitos de sólidos cristalinos.
author Felts, Bruno Henrique
author_facet Felts, Bruno Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felts, Bruno Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem
topic divulgação científica; teatro científico; cristais; aprendizagem
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285238568386560