A educação física legalizada na educação infantil em Cuiabá / MT: uma análise a partir da dança enquanto ferramenta pedagógica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14434 |
Resumo: | Atualmente a Educação Física (EF) é um componente curricular obrigatório com igual relevância em relação às demais disciplinas, possuindo diversas abordagens pedagógicas possíveis para além dos consagrados esportes e lutas, como o movimento livre e a dança. Nesse contexto, surgiu o questionamento que norteou esse estudo: como a EF, com o suporte da dança, contribui com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Sendo assim, esse artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, com o objetivo de analisar as contribuições da EF e seus conteúdos no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, na perspectiva da unidade temática dança. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica envolveu a pesquisa bibliográfica e a análise documental, em que foram apreciados documentos oficiais do Município de Cuiabá, como Leis, Diretrizes e Políticas Educacionais; Projetos Políticos Pedagógicos de Unidades Educacionais que atendem a Educação Infantil e planos de aula de professores que atuam com a disciplina. Os resultados apontam para a priorização das atividades que envolvem jogos e brincadeiras, sendo a dança mais utilizada em representações de datas comemorativas. As considerações finais destacam a necessidade de as atividades pedagógicas da EF para a Educação Infantil se pautarem mais na relação entre ambiente, cultura e conhecimento, inserindo a dança também como suporte à aprendizagem infantil, na perspectiva da interação entre movimento e expressões corporais com o desenvolvimento cognitivo. |
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A educação física legalizada na educação infantil em Cuiabá / MT: uma análise a partir da dança enquanto ferramenta pedagógicaAtualmente a Educação Física (EF) é um componente curricular obrigatório com igual relevância em relação às demais disciplinas, possuindo diversas abordagens pedagógicas possíveis para além dos consagrados esportes e lutas, como o movimento livre e a dança. Nesse contexto, surgiu o questionamento que norteou esse estudo: como a EF, com o suporte da dança, contribui com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Sendo assim, esse artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, com o objetivo de analisar as contribuições da EF e seus conteúdos no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, na perspectiva da unidade temática dança. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica envolveu a pesquisa bibliográfica e a análise documental, em que foram apreciados documentos oficiais do Município de Cuiabá, como Leis, Diretrizes e Políticas Educacionais; Projetos Políticos Pedagógicos de Unidades Educacionais que atendem a Educação Infantil e planos de aula de professores que atuam com a disciplina. Os resultados apontam para a priorização das atividades que envolvem jogos e brincadeiras, sendo a dança mais utilizada em representações de datas comemorativas. As considerações finais destacam a necessidade de as atividades pedagógicas da EF para a Educação Infantil se pautarem mais na relação entre ambiente, cultura e conhecimento, inserindo a dança também como suporte à aprendizagem infantil, na perspectiva da interação entre movimento e expressões corporais com o desenvolvimento cognitivo.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1443410.55028/pdres.v9i19.14434Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 60-832358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14434/10244Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Creverson Luam de Fernandes, Cleonice TerezinhaTessari, Rosilene Maria 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/14434Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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