CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152 |
Resumo: | Este estudo tem por objeto investigar as contribuições do materialismo dialético na construção do currículo crítico. Visando refletir e compreender, dentro do campo da filosofia da educação, os pressupostos que fundamentam a construção de um currículo subsidiado pelo materialismo dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, perguntamo-nos: quais as contribuições do materialismo dialético na construção de um currículo crítico? Para aprimorar tal pesquisa, tomamos Kneller (1984), quando se refere à construção da filosofia da educação, Monasta (2010), tendo em vista às contribuições de Gramsci para a educação no Brasil, Silva (2010), vislumbrando as possibilidades e elementos que fundamentam as teorias curriculares e Saviani (2011), na constituição de uma pedagogia marxista. Estabelecem-se análises com relação a teoria que sedimenta o pensamento filosófico do materialismo dialético e sua aplicação, enquanto orientação de um currículo. Outrossim, como resultado desta investigação, explicita-se que o materialismo dialético, enquanto escolha categorial de leitura de mundo, tem a possibilidade de contribuir para a constituição de um currículo que leve em consideração diferentes classes sociais. O que, por meio do resgate histórico, dos sujeitos envolvidos na concretude de suas realidades possam construir um currículo crítico a serviço de diferentes interesses no convívio em sociedade. |
id |
UFMS-2_833f61f03d9895a6b76634ed3b156785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/1152 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICOMaterialismo DialéticoCurrículo CríticoFilosofia da Educação.Este estudo tem por objeto investigar as contribuições do materialismo dialético na construção do currículo crítico. Visando refletir e compreender, dentro do campo da filosofia da educação, os pressupostos que fundamentam a construção de um currículo subsidiado pelo materialismo dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, perguntamo-nos: quais as contribuições do materialismo dialético na construção de um currículo crítico? Para aprimorar tal pesquisa, tomamos Kneller (1984), quando se refere à construção da filosofia da educação, Monasta (2010), tendo em vista às contribuições de Gramsci para a educação no Brasil, Silva (2010), vislumbrando as possibilidades e elementos que fundamentam as teorias curriculares e Saviani (2011), na constituição de uma pedagogia marxista. Estabelecem-se análises com relação a teoria que sedimenta o pensamento filosófico do materialismo dialético e sua aplicação, enquanto orientação de um currículo. Outrossim, como resultado desta investigação, explicita-se que o materialismo dialético, enquanto escolha categorial de leitura de mundo, tem a possibilidade de contribuir para a constituição de um currículo que leve em consideração diferentes classes sociais. O que, por meio do resgate histórico, dos sujeitos envolvidos na concretude de suas realidades possam construir um currículo crítico a serviço de diferentes interesses no convívio em sociedade.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 38-562358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152/1090Ribeiro, Rogério da CostaAraújo, Jefferson Calixto deCruz, João Penteado daSouza, Carla Bassan Passos Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/1152Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO Ribeiro, Rogério da Costa Materialismo Dialético Currículo Crítico Filosofia da Educação. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO |
author |
Ribeiro, Rogério da Costa |
author_facet |
Ribeiro, Rogério da Costa Araújo, Jefferson Calixto de Cruz, João Penteado da Souza, Carla Bassan Passos Vaz de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Jefferson Calixto de Cruz, João Penteado da Souza, Carla Bassan Passos Vaz de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rogério da Costa Araújo, Jefferson Calixto de Cruz, João Penteado da Souza, Carla Bassan Passos Vaz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materialismo Dialético Currículo Crítico Filosofia da Educação. |
topic |
Materialismo Dialético Currículo Crítico Filosofia da Educação. |
description |
Este estudo tem por objeto investigar as contribuições do materialismo dialético na construção do currículo crítico. Visando refletir e compreender, dentro do campo da filosofia da educação, os pressupostos que fundamentam a construção de um currículo subsidiado pelo materialismo dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, perguntamo-nos: quais as contribuições do materialismo dialético na construção de um currículo crítico? Para aprimorar tal pesquisa, tomamos Kneller (1984), quando se refere à construção da filosofia da educação, Monasta (2010), tendo em vista às contribuições de Gramsci para a educação no Brasil, Silva (2010), vislumbrando as possibilidades e elementos que fundamentam as teorias curriculares e Saviani (2011), na constituição de uma pedagogia marxista. Estabelecem-se análises com relação a teoria que sedimenta o pensamento filosófico do materialismo dialético e sua aplicação, enquanto orientação de um currículo. Outrossim, como resultado desta investigação, explicita-se que o materialismo dialético, enquanto escolha categorial de leitura de mundo, tem a possibilidade de contribuir para a constituição de um currículo que leve em consideração diferentes classes sociais. O que, por meio do resgate histórico, dos sujeitos envolvidos na concretude de suas realidades possam construir um currículo crítico a serviço de diferentes interesses no convívio em sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1152/1090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 38-56 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245968867328 |