Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Giovana Lília Lemos de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Araújo Lima, Deyseane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19816
Resumo: Este estudo teve como objetivos gerais compreender a perspectiva dos pais acerca da educação sexual nas escolas relacionada à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar e específicos, a fim de investigar a perspectiva dos pais acerca da educação sexual e analisar o que eles entendem por violência sexual. Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa com delineamento transversal, sendo realizada snowball como técnica de amostragem através de uma cadeia de indicações entre participantes. Foi utilizado como instrumento de coleta e análise de dados, respectivamente, uma entrevista semiestruturada com cinco mães de crianças que tinham entre seis a onze anos de idade, matriculadas em uma escola particular de Fortaleza (CE) e análise de conteúdo baseado em Bardin. A entrevista foi realizada presencialmente e de forma online. Os resultados obtidos foram que as participantes apresentaram a educação sexual como prevenção à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar; duas participantes afirmaram ter tido educação sexual na família; a violência sexual surgiu como violência psicológica, abuso sexual com contato físico e exploração sexual; duas mães concordaram que a educação sexual deveria ser realizada nas escolas por ser um local de aprendizado e três delas concordaram pelos tabus por parte dos pais e da escola. Além disso, as participantes, embora tenham aprovado a educação sexual, afirmaram que ela deveria ocorrer de modo restrito, não sendo realizada pela sua maioria antes dos seis anos. Logo, concluem-se a necessidade de construir políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de debates entre escola e família de modo articulado.
id UFMS-2_870141fdad323870b2b9ebf5a3a2ecfa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19816
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de FortalezaEste estudo teve como objetivos gerais compreender a perspectiva dos pais acerca da educação sexual nas escolas relacionada à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar e específicos, a fim de investigar a perspectiva dos pais acerca da educação sexual e analisar o que eles entendem por violência sexual. Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa com delineamento transversal, sendo realizada snowball como técnica de amostragem através de uma cadeia de indicações entre participantes. Foi utilizado como instrumento de coleta e análise de dados, respectivamente, uma entrevista semiestruturada com cinco mães de crianças que tinham entre seis a onze anos de idade, matriculadas em uma escola particular de Fortaleza (CE) e análise de conteúdo baseado em Bardin. A entrevista foi realizada presencialmente e de forma online. Os resultados obtidos foram que as participantes apresentaram a educação sexual como prevenção à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar; duas participantes afirmaram ter tido educação sexual na família; a violência sexual surgiu como violência psicológica, abuso sexual com contato físico e exploração sexual; duas mães concordaram que a educação sexual deveria ser realizada nas escolas por ser um local de aprendizado e três delas concordaram pelos tabus por parte dos pais e da escola. Além disso, as participantes, embora tenham aprovado a educação sexual, afirmaram que ela deveria ocorrer de modo restrito, não sendo realizada pela sua maioria antes dos seis anos. Logo, concluem-se a necessidade de construir políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de debates entre escola e família de modo articulado.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1981610.55028/pdres.v11i26.19816Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 92-1132358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19816/13475Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Giovana Lília Lemos de Araújo Lima, Deyseane Maria 2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/19816Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
title Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
spellingShingle Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
Araújo, Giovana Lília Lemos de
title_short Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
title_full Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
title_fullStr Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
title_full_unstemmed Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
title_sort Perspectiva dos pais sobre educação sexual relacionada a violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar em uma escola de Fortaleza
author Araújo, Giovana Lília Lemos de
author_facet Araújo, Giovana Lília Lemos de
Araújo Lima, Deyseane Maria
author_role author
author2 Araújo Lima, Deyseane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Giovana Lília Lemos de
Araújo Lima, Deyseane Maria
description Este estudo teve como objetivos gerais compreender a perspectiva dos pais acerca da educação sexual nas escolas relacionada à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar e específicos, a fim de investigar a perspectiva dos pais acerca da educação sexual e analisar o que eles entendem por violência sexual. Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa com delineamento transversal, sendo realizada snowball como técnica de amostragem através de uma cadeia de indicações entre participantes. Foi utilizado como instrumento de coleta e análise de dados, respectivamente, uma entrevista semiestruturada com cinco mães de crianças que tinham entre seis a onze anos de idade, matriculadas em uma escola particular de Fortaleza (CE) e análise de conteúdo baseado em Bardin. A entrevista foi realizada presencialmente e de forma online. Os resultados obtidos foram que as participantes apresentaram a educação sexual como prevenção à violência sexual contra crianças no âmbito intrafamiliar; duas participantes afirmaram ter tido educação sexual na família; a violência sexual surgiu como violência psicológica, abuso sexual com contato físico e exploração sexual; duas mães concordaram que a educação sexual deveria ser realizada nas escolas por ser um local de aprendizado e três delas concordaram pelos tabus por parte dos pais e da escola. Além disso, as participantes, embora tenham aprovado a educação sexual, afirmaram que ela deveria ocorrer de modo restrito, não sendo realizada pela sua maioria antes dos seis anos. Logo, concluem-se a necessidade de construir políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de debates entre escola e família de modo articulado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19816
10.55028/pdres.v11i26.19816
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19816
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19816/13475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 92-113
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247796535296