Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar como o Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED), em Mato Grosso do Sul, vem deliberando sobre orientações voltadas para o processo alfabetizador da criança, a partir das mudanças decorrentes da política educacional na atualidade. A pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa em Rede - Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014 intitulado: O Conselho Municipal de Educação do Brasil e a Qualidade Socialmente Referenciada do Ensino Público; envolvendo quatro Universidades Públicas Brasileiras, dentre elas a Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente, este estudo de abordagem qualitativa está pautado pelas pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que o COMED rege por meio de orientações legais tomadas para o processo alfabetizador, condizentes com o que está posto na legislação educacional nacional, por isso a presença de vários projetos e programas, bem como a indicação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) para as escolas pertencentes à rede municipal de Dourados. Palavras Chaves: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador. |
id |
UFMS-2_8e696b1cd39a874b51ffc31d4fe81a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/3596 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criançaGestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador.Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar como o Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED), em Mato Grosso do Sul, vem deliberando sobre orientações voltadas para o processo alfabetizador da criança, a partir das mudanças decorrentes da política educacional na atualidade. A pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa em Rede - Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014 intitulado: O Conselho Municipal de Educação do Brasil e a Qualidade Socialmente Referenciada do Ensino Público; envolvendo quatro Universidades Públicas Brasileiras, dentre elas a Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente, este estudo de abordagem qualitativa está pautado pelas pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que o COMED rege por meio de orientações legais tomadas para o processo alfabetizador, condizentes com o que está posto na legislação educacional nacional, por isso a presença de vários projetos e programas, bem como a indicação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) para as escolas pertencentes à rede municipal de Dourados. Palavras Chaves: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador.Editora UFMS2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 8 (2017); 60-732358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596/4055Rodrigues, Evally Solaine de SouzaAranda, Maria Alice de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-06T10:32:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/3596Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-12-06T10:32:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
title |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
spellingShingle |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança Rodrigues, Evally Solaine de Souza Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador. |
title_short |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
title_full |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
title_fullStr |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
title_full_unstemmed |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
title_sort |
Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança |
author |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza |
author_facet |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza Aranda, Maria Alice de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Aranda, Maria Alice de Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza Aranda, Maria Alice de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador. |
topic |
Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador. |
description |
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar como o Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED), em Mato Grosso do Sul, vem deliberando sobre orientações voltadas para o processo alfabetizador da criança, a partir das mudanças decorrentes da política educacional na atualidade. A pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa em Rede - Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014 intitulado: O Conselho Municipal de Educação do Brasil e a Qualidade Socialmente Referenciada do Ensino Público; envolvendo quatro Universidades Públicas Brasileiras, dentre elas a Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente, este estudo de abordagem qualitativa está pautado pelas pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que o COMED rege por meio de orientações legais tomadas para o processo alfabetizador, condizentes com o que está posto na legislação educacional nacional, por isso a presença de vários projetos e programas, bem como a indicação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) para as escolas pertencentes à rede municipal de Dourados. Palavras Chaves: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596/4055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 8 (2017); 60-73 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246015004672 |