Interferências da indisciplina no currículo praticado no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1849 |
Resumo: | Constitui relato de uma investigação qualitativa, exploratória e analítica acerca das formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado no Ensino Fundamental, com base em estudos teóricos e na análise de conteúdo dos dados obtidos em campo. Destacam-se como referenciais teóricos as perspectivas da relação com o saber, segundo Charlot; do acontecimento pedagógico, conforme Meirieu; do currículo praticado, conforme Sacristán; e da indisciplina enquanto fenômeno de aprendizagem, segundo Garcia. Teve-se como objetivos: apreender os significados atribuídos à indisciplina; identificar as situações pedagógicas típicas sobre as quais a indisciplina costuma interferir; e, compreender as formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado e as alterações efetivadas pelo professor em sua prática em função disso. Conclui-se que a indisciplina estaria se constituindo enquanto força de resistência às práticas de ensino, às relações e às atividades de aprendizagem propostas e disponibilizadas pelos professores na escola. A modelagem produzida pelo professor sobre o currículo, a partir das interferências exercidas pela indisciplina, apresenta-se por meio de tentativas de implantar mudanças ou na manutenção das formas, rituais e estatutos que envolvem e estruturam estas práticas. Estes procedimentos, contudo, estariam constituindo formas de contenção da indisciplina, enquanto tentativas de restabelecer o controle sobre os alunos e de homogeneização da turma, não implicando em mudanças substantivas nas condições de ensino e aprendizagem, tampouco na qualidade das relações e interações que estabelecem com os alunos. |
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Interferências da indisciplina no currículo praticado no Ensino FundamentalEducação. Ensino Fundamental. Currículo praticado. Indisciplina escolar.Constitui relato de uma investigação qualitativa, exploratória e analítica acerca das formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado no Ensino Fundamental, com base em estudos teóricos e na análise de conteúdo dos dados obtidos em campo. Destacam-se como referenciais teóricos as perspectivas da relação com o saber, segundo Charlot; do acontecimento pedagógico, conforme Meirieu; do currículo praticado, conforme Sacristán; e da indisciplina enquanto fenômeno de aprendizagem, segundo Garcia. Teve-se como objetivos: apreender os significados atribuídos à indisciplina; identificar as situações pedagógicas típicas sobre as quais a indisciplina costuma interferir; e, compreender as formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado e as alterações efetivadas pelo professor em sua prática em função disso. Conclui-se que a indisciplina estaria se constituindo enquanto força de resistência às práticas de ensino, às relações e às atividades de aprendizagem propostas e disponibilizadas pelos professores na escola. A modelagem produzida pelo professor sobre o currículo, a partir das interferências exercidas pela indisciplina, apresenta-se por meio de tentativas de implantar mudanças ou na manutenção das formas, rituais e estatutos que envolvem e estruturam estas práticas. Estes procedimentos, contudo, estariam constituindo formas de contenção da indisciplina, enquanto tentativas de restabelecer o controle sobre os alunos e de homogeneização da turma, não implicando em mudanças substantivas nas condições de ensino e aprendizagem, tampouco na qualidade das relações e interações que estabelecem com os alunos.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1849Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 44-692358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1849/1774https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1849/6548https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1849/6549Souza, Flavio Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1849Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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