Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069 |
Resumo: | A escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos. |
id |
UFMS-2_91f59b826d957a6bc85bebc3c6c2254a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10069 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escolaA escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos. Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 130-1412358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069/8467Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGemelli, Ana PaulaGuimarães Alves, GehysaSchubert, Cláudio2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10069Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
title |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
spellingShingle |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola Gemelli, Ana Paula |
title_short |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
title_full |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
title_fullStr |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
title_full_unstemmed |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
title_sort |
Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola |
author |
Gemelli, Ana Paula |
author_facet |
Gemelli, Ana Paula Guimarães Alves, Gehysa Schubert, Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães Alves, Gehysa Schubert, Cláudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gemelli, Ana Paula Guimarães Alves, Gehysa Schubert, Cláudio |
description |
A escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069/8467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 130-141 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246728036352 |