Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemelli, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães Alves, Gehysa, Schubert, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069
Resumo: A escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos.  
id UFMS-2_91f59b826d957a6bc85bebc3c6c2254a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10069
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escolaA escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos.  Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 130-1412358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069/8467Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGemelli, Ana PaulaGuimarães Alves, GehysaSchubert, Cláudio2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10069Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
title Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
spellingShingle Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
Gemelli, Ana Paula
title_short Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
title_full Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
title_fullStr Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
title_full_unstemmed Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
title_sort Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola
author Gemelli, Ana Paula
author_facet Gemelli, Ana Paula
Guimarães Alves, Gehysa
Schubert, Cláudio
author_role author
author2 Guimarães Alves, Gehysa
Schubert, Cláudio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemelli, Ana Paula
Guimarães Alves, Gehysa
Schubert, Cláudio
description A escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069/8467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 130-141
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246728036352