Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Erivaldo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254
Resumo: Ao longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres.
id UFMS-2_9abf283cdbd63ccae9f3f25d9f580d07
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15254
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docenteAo longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1525410.55028/pdres.v9i20.15254Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 178-1942358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254/10835Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Erivaldo Cordeiro, Maria José de Jesus Alves2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15254Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
title Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
spellingShingle Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
Bezerra, Erivaldo
title_short Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
title_full Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
title_fullStr Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
title_full_unstemmed Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
title_sort Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
author Bezerra, Erivaldo
author_facet Bezerra, Erivaldo
Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
author_role author
author2 Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Erivaldo
Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
description Ao longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254
10.55028/pdres.v9i20.15254
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.15254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254/10835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 178-194
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247290073088