Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254 |
Resumo: | Ao longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres. |
id |
UFMS-2_9abf283cdbd63ccae9f3f25d9f580d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15254 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docenteAo longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1525410.55028/pdres.v9i20.15254Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 178-1942358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254/10835Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Erivaldo Cordeiro, Maria José de Jesus Alves2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15254Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
title |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
spellingShingle |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente Bezerra, Erivaldo |
title_short |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
title_full |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
title_fullStr |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
title_full_unstemmed |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
title_sort |
Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente |
author |
Bezerra, Erivaldo |
author_facet |
Bezerra, Erivaldo Cordeiro, Maria José de Jesus Alves |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Maria José de Jesus Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Erivaldo Cordeiro, Maria José de Jesus Alves |
description |
Ao longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254 10.55028/pdres.v9i20.15254 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.15254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15254/10835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 178-194 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247290073088 |