Reuso de águas cinzas na escola do campo irmã Tereza Cristina: uma proposta em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Filho, Luis Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Soares, Érikson, de Aguiar, Maria Ivanilda, Ribeiro de Oliveira Pinto, Olienaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13433
Resumo: O semiárido brasileiro é caracterizado pelas condições de escassez hídrica, com chuvas irregulares, concentradas em pequeno período e alta evaporação, o que demanda o desenvolvimento de tecnologias sociais. Nesse sentido, a EEM do Campo Irmã Tereza propos reúso das águas cinzas como instrumento laboratorial de pesquisa dos educandos no campo experimental. E essa proposta objetiva apresentar para as famílias dos educandos uma tecnologia de baixo custo que pode ser replicada nos seus quintais produtivos para amenizar a deficiência hídrica e maior segurança nutricional. Quanto ao gênero, a pesquisa é teórica por aprimorar teorías de educação do campo e empírica por oportunizar estudos a partir da vivência na temática por estes pesquisadores. A pesquisa foi exploratória, cujo objetivo foi o de buscar maior familiaridade com o problema proposto; é descritiva porque oportuniza descrever fatos e fenômenos da realidade que se busca estudar através de uma abordagem qualitativa.  As informações coletadas e produzidas tiveram a participação e colaboração da gestão escolar e professor de OTTP através de questionário semiestruturado, utilizando-se do google formulário, coleta de documentos sobre a escola, consubstanciada pela pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados mostrou que a proposta é viável e necessária para as comunidades dos territórios camponeses em face da escassez da água. Conclui-se a partir das análises da pesquisa de campo, que a proposta da utilização de águas cinzas no campo experimental está vinculada às condições de existência dos sujeitos do campo a partir de um processo de ensino contextualizado.        
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