Reuso de águas cinzas na escola do campo irmã Tereza Cristina: uma proposta em construção
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13433 |
Resumo: | O semiárido brasileiro é caracterizado pelas condições de escassez hídrica, com chuvas irregulares, concentradas em pequeno período e alta evaporação, o que demanda o desenvolvimento de tecnologias sociais. Nesse sentido, a EEM do Campo Irmã Tereza propos reúso das águas cinzas como instrumento laboratorial de pesquisa dos educandos no campo experimental. E essa proposta objetiva apresentar para as famílias dos educandos uma tecnologia de baixo custo que pode ser replicada nos seus quintais produtivos para amenizar a deficiência hídrica e maior segurança nutricional. Quanto ao gênero, a pesquisa é teórica por aprimorar teorías de educação do campo e empírica por oportunizar estudos a partir da vivência na temática por estes pesquisadores. A pesquisa foi exploratória, cujo objetivo foi o de buscar maior familiaridade com o problema proposto; é descritiva porque oportuniza descrever fatos e fenômenos da realidade que se busca estudar através de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas e produzidas tiveram a participação e colaboração da gestão escolar e professor de OTTP através de questionário semiestruturado, utilizando-se do google formulário, coleta de documentos sobre a escola, consubstanciada pela pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados mostrou que a proposta é viável e necessária para as comunidades dos territórios camponeses em face da escassez da água. Conclui-se a partir das análises da pesquisa de campo, que a proposta da utilização de águas cinzas no campo experimental está vinculada às condições de existência dos sujeitos do campo a partir de um processo de ensino contextualizado. |
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Reuso de águas cinzas na escola do campo irmã Tereza Cristina: uma proposta em construçãoO semiárido brasileiro é caracterizado pelas condições de escassez hídrica, com chuvas irregulares, concentradas em pequeno período e alta evaporação, o que demanda o desenvolvimento de tecnologias sociais. Nesse sentido, a EEM do Campo Irmã Tereza propos reúso das águas cinzas como instrumento laboratorial de pesquisa dos educandos no campo experimental. E essa proposta objetiva apresentar para as famílias dos educandos uma tecnologia de baixo custo que pode ser replicada nos seus quintais produtivos para amenizar a deficiência hídrica e maior segurança nutricional. Quanto ao gênero, a pesquisa é teórica por aprimorar teorías de educação do campo e empírica por oportunizar estudos a partir da vivência na temática por estes pesquisadores. A pesquisa foi exploratória, cujo objetivo foi o de buscar maior familiaridade com o problema proposto; é descritiva porque oportuniza descrever fatos e fenômenos da realidade que se busca estudar através de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas e produzidas tiveram a participação e colaboração da gestão escolar e professor de OTTP através de questionário semiestruturado, utilizando-se do google formulário, coleta de documentos sobre a escola, consubstanciada pela pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados mostrou que a proposta é viável e necessária para as comunidades dos territórios camponeses em face da escassez da água. Conclui-se a partir das análises da pesquisa de campo, que a proposta da utilização de águas cinzas no campo experimental está vinculada às condições de existência dos sujeitos do campo a partir de um processo de ensino contextualizado. Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1343310.55028/pdres.v8i18.13433Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 99-1222358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13433/9954Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Filho, Luis MoreiraAlves Soares, Érikson de Aguiar, Maria Ivanilda Ribeiro de Oliveira Pinto, Olienaide 2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/13433Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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