Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinente, Samuel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galvani, Márcia Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218
Resumo: A concepção dos projetos pedagógicos apresenta aspectos políticos de representatividade e participação. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta da inclusão escolar contida nos projetos político-pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram quatro professores e uma representante da Gerência de Educação Especial. Foram aplicados roteiros semiestruturados de entrevistas e analisados documentos referentes à política municipal publicados entre 2000 e 2016. Os resultados apontam a necessidade da participação coletiva dos profissionais da educação na construção dos projetos, bem como da inserção de metas e estratégias para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público-alvo da Educação Especial.
id UFMS-2_a0140f06c7494632a4fcd70dfe586740
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5218
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolasEducação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.A concepção dos projetos pedagógicos apresenta aspectos políticos de representatividade e participação. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta da inclusão escolar contida nos projetos político-pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram quatro professores e uma representante da Gerência de Educação Especial. Foram aplicados roteiros semiestruturados de entrevistas e analisados documentos referentes à política municipal publicados entre 2000 e 2016. Os resultados apontam a necessidade da participação coletiva dos profissionais da educação na construção dos projetos, bem como da inserção de metas e estratégias para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público-alvo da Educação Especial.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 90-1082358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/4673https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6693https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6694https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6695Vinente, SamuelGalvani, Márcia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5218Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
title Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
spellingShingle Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
Vinente, Samuel
Educação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.
title_short Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
title_full Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
title_fullStr Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
title_full_unstemmed Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
title_sort Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas
author Vinente, Samuel
author_facet Vinente, Samuel
Galvani, Márcia Duarte
author_role author
author2 Galvani, Márcia Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinente, Samuel
Galvani, Márcia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.
topic Educação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.
description A concepção dos projetos pedagógicos apresenta aspectos políticos de representatividade e participação. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta da inclusão escolar contida nos projetos político-pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram quatro professores e uma representante da Gerência de Educação Especial. Foram aplicados roteiros semiestruturados de entrevistas e analisados documentos referentes à política municipal publicados entre 2000 e 2016. Os resultados apontam a necessidade da participação coletiva dos profissionais da educação na construção dos projetos, bem como da inserção de metas e estratégias para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público-alvo da Educação Especial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/4673
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6693
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6694
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5218/6695
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 90-108
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246304411648