Projeto político pedagógico e seus reflexos na gestão escolar: investigação em Escola Municipal de Maracaju

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Silmara Mendes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Andréia Vicência Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5194
Resumo: A temática abordada nessa pesquisa foi a Proposta Pedagógica da Escola Maurícia, nome fictício dado a uma escola municipal do município de Maracaju, MS. Dessa forma apresentou como problema: quais as iniciativas da Escola Maurícia para o desdobramento de seu Projeto Politico Pedagógico? A presente pesquisa está vinculada à pesquisa “O monitoramento de metas de desenvolvimento do ensino fundamental em municípios da Grande Dourados”, desenvolvida por pesquisadores da Linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD e do Grupo de Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação” (GEPGE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e teve como objetivo compreender o Projeto Político Pedagógico e seu desdobramento na Escola Maurícia. No processo de investigação, foram analisados, em uma perspectiva qualitativa, documentos e informações obtidas por meio de entrevista realizadas com a coordenadora e com a diretora da Escola Maurícia. Os dados coletados foram interpretados com o aporte de literatura que trata do assunto, por meio de análise crítica documental e bibliográfica. A pesquisa evidenciou que a Escola Maurícia possui uma Proposta Pedagógica que não foi desdobrada na escola, já que não é utilizada nas atividades escolares e os professores não a usam como apoio para a realização de seu planejamento e nem tão pouco consta na Proposta Pedagógica todas as propostas das atividades desenvolvidas na escola. Apesar de a escola apresentar em sua Proposta Pedagógica uma concepção de gestão democrática, esta na prática não acontece, pois não há participação de todos os segmentos da escola nas tomadas de decisões, já que a escola segue exclusivamente os ditames da Secretaria Municipal de Educação.
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