Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15266 |
Resumo: | O presente texto versou problematizar gênero dentro das escolas numa pesquisa que buscou compreender as dificuldades de homens na educação infantil, uma vez que nas séries iniciais ainda encontramos uma docência dedicada à infância, como uma área profissional ocupada predominantemente por mulheres. Dado as circunstâncias, este trabalho objetiva propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca da relação feminilidade e atividade docente e os reflexos negativos dessa relação em homens professores nesta etapa de ensino. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e na análise do artigo científico, O HOMEM PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS, que analisado numa perspectiva dos estudos de gênero constatou as dificuldades de homens na docência das séries iniciais, onde sendo problematizado mostrou-se refletido na educação infantil. |
id |
UFMS-2_a6adaeb90ddc1fed01a4137087576a69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15266 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com criançasO presente texto versou problematizar gênero dentro das escolas numa pesquisa que buscou compreender as dificuldades de homens na educação infantil, uma vez que nas séries iniciais ainda encontramos uma docência dedicada à infância, como uma área profissional ocupada predominantemente por mulheres. Dado as circunstâncias, este trabalho objetiva propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca da relação feminilidade e atividade docente e os reflexos negativos dessa relação em homens professores nesta etapa de ensino. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e na análise do artigo científico, O HOMEM PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS, que analisado numa perspectiva dos estudos de gênero constatou as dificuldades de homens na docência das séries iniciais, onde sendo problematizado mostrou-se refletido na educação infantil.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1526610.55028/pdres.v9i20.15266Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 195-2122358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15266/10836Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Diego Bacellar Berenblum, Andrea Sonia2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15266Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
title |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
spellingShingle |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças Souza, Diego Bacellar |
title_short |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
title_full |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
title_fullStr |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
title_full_unstemmed |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
title_sort |
Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças |
author |
Souza, Diego Bacellar |
author_facet |
Souza, Diego Bacellar Berenblum, Andrea Sonia |
author_role |
author |
author2 |
Berenblum, Andrea Sonia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Diego Bacellar Berenblum, Andrea Sonia |
description |
O presente texto versou problematizar gênero dentro das escolas numa pesquisa que buscou compreender as dificuldades de homens na educação infantil, uma vez que nas séries iniciais ainda encontramos uma docência dedicada à infância, como uma área profissional ocupada predominantemente por mulheres. Dado as circunstâncias, este trabalho objetiva propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca da relação feminilidade e atividade docente e os reflexos negativos dessa relação em homens professores nesta etapa de ensino. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e na análise do artigo científico, O HOMEM PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS, que analisado numa perspectiva dos estudos de gênero constatou as dificuldades de homens na docência das séries iniciais, onde sendo problematizado mostrou-se refletido na educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15266 10.55028/pdres.v9i20.15266 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15266 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.15266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15266/10836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 195-212 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247297413120 |