Homens na educação infantil: gênero como marcador da condição docente
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15010 |
Resumo: | Com base nos estudos de Gênero e Infância, Educação Infantil e na experiência de um dos autores como professor da etapa inicial da educação básica, este texto discute gênero como um marcador da condição docente no início da vida escolar. Entende-se gênero como uma construção cultural, relacional, política e temporal, que afeta a docência nos ambientes escolares, problematiza a ausência de professores homens junto às crianças pequenas. Argumenta-se que, embora ser homem constitua uma barreira para a inserção e permanência em instituições que ofertam a Educação Infantil, por outro lado, a presença de professores do sexo masculino pode contribuir para um alargamento de modos de sociabilidade e subjetividade comprometidos com a ruptura de relações de desigualdade de gênero desde essa etapa educativa, possibilitando a construção de percursos menos sexistas e mais igualitários na escola e na vida. |
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Homens na educação infantil: gênero como marcador da condição docenteCom base nos estudos de Gênero e Infância, Educação Infantil e na experiência de um dos autores como professor da etapa inicial da educação básica, este texto discute gênero como um marcador da condição docente no início da vida escolar. Entende-se gênero como uma construção cultural, relacional, política e temporal, que afeta a docência nos ambientes escolares, problematiza a ausência de professores homens junto às crianças pequenas. Argumenta-se que, embora ser homem constitua uma barreira para a inserção e permanência em instituições que ofertam a Educação Infantil, por outro lado, a presença de professores do sexo masculino pode contribuir para um alargamento de modos de sociabilidade e subjetividade comprometidos com a ruptura de relações de desigualdade de gênero desde essa etapa educativa, possibilitando a construção de percursos menos sexistas e mais igualitários na escola e na vida.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1501010.55028/pdres.v9i20.15010Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 123-1382358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15010/10832Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rayffi Gumercindo Pereira deCampos, Kátia Patrício Benevides Carvalho, Maria Eulina Pessoa2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15010Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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