Homens na educação infantil: gênero como marcador da condição docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rayffi Gumercindo Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Campos, Kátia Patrício Benevides, Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15010
Resumo: Com base nos estudos de Gênero e Infância, Educação Infantil e na experiência de um dos autores como professor da etapa inicial da educação básica, este texto discute gênero como um marcador da condição docente no início da vida escolar. Entende-se gênero como uma construção cultural, relacional, política e temporal, que afeta a docência nos ambientes escolares, problematiza a ausência de professores homens junto às crianças pequenas. Argumenta-se que, embora ser homem constitua uma barreira para a inserção e permanência em instituições que ofertam a Educação Infantil, por outro lado, a presença de professores do sexo masculino pode contribuir para um alargamento de modos de sociabilidade e subjetividade comprometidos com a ruptura de relações de desigualdade de gênero desde essa etapa educativa, possibilitando a construção de percursos menos sexistas e mais igualitários na escola e na vida.
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