Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gabriel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Acosta, Tássio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166
Resumo: Neste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos.
id UFMS-2_aadb2191e189b2784b00d95bd00a6ffc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18166
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outrasNeste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1816610.55028/pdres.v10i24.18166Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 351-3732358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166/13281Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, GabrielAcosta, Tássio2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/18166Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
title Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
spellingShingle Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
Nascimento, Gabriel
title_short Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
title_full Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
title_fullStr Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
title_full_unstemmed Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
title_sort Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
author Nascimento, Gabriel
author_facet Nascimento, Gabriel
Acosta, Tássio
author_role author
author2 Acosta, Tássio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Gabriel
Acosta, Tássio
description Neste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166
10.55028/pdres.v10i24.18166
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i24.18166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166/13281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 351-373
2358-1840
10.55028/pdres.v10i24
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247703212032