Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166 |
Resumo: | Neste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos. |
id |
UFMS-2_aadb2191e189b2784b00d95bd00a6ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/18166 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outrasNeste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1816610.55028/pdres.v10i24.18166Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 351-3732358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166/13281Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, GabrielAcosta, Tássio2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/18166Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
title |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
spellingShingle |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras Nascimento, Gabriel |
title_short |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
title_full |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
title_fullStr |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
title_full_unstemmed |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
title_sort |
Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras |
author |
Nascimento, Gabriel |
author_facet |
Nascimento, Gabriel Acosta, Tássio |
author_role |
author |
author2 |
Acosta, Tássio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gabriel Acosta, Tássio |
description |
Neste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166 10.55028/pdres.v10i24.18166 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.18166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18166/13281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 351-373 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247703212032 |