A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902 |
Resumo: | O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil. |
id |
UFMS-2_aedeae9dca82a7d80c45bbf2884dd3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/1902 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagemProfessor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil.O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 70-892358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/1775https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/6551Oliveira, Juçara AparecidaSilva, Milene Bartolomeiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1902Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
title |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
spellingShingle |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem Oliveira, Juçara Aparecida Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil. |
title_short |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
title_full |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
title_fullStr |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
title_sort |
A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem |
author |
Oliveira, Juçara Aparecida |
author_facet |
Oliveira, Juçara Aparecida Silva, Milene Bartolomei |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Milene Bartolomei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juçara Aparecida Silva, Milene Bartolomei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil. |
topic |
Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil. |
description |
O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/1775 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/6551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 70-89 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245988790272 |