A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juçara Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Milene Bartolomei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902
Resumo: O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil.
id UFMS-2_aedeae9dca82a7d80c45bbf2884dd3c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/1902
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagemProfessor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil.O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 70-892358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/1775https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/6551Oliveira, Juçara AparecidaSilva, Milene Bartolomeiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1902Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
title A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
spellingShingle A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
Oliveira, Juçara Aparecida
Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil.
title_short A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
title_full A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
title_fullStr A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
title_sort A ludicidade como dispositivo pedagógico: um processo de aprendizagem
author Oliveira, Juçara Aparecida
author_facet Oliveira, Juçara Aparecida
Silva, Milene Bartolomei
author_role author
author2 Silva, Milene Bartolomei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juçara Aparecida
Silva, Milene Bartolomei
dc.subject.por.fl_str_mv Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil.
topic Professor. Ludicidade. Aprendizagem. Educação Infantil.
description O presente artigo informa sobre uma pesquisa que tem como proposta encontrar professores da Educação Infantil com pedagogia voltada para o lúdico. Como objetivo inicial, a pesquisa busca verificar o papel da ludicidade como dispositivo pedagógico para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e qual o olhar reflexivo que esse professor tem da sua importância na Instituição de Infância. A metodologia utilizada foi a denominada de pesquisa qualitativa, segundo a qual se utiliza um questionário com questões abertas, referentes à docência com o lúdico, para os professores do Centro Integrado de Educação Infantil ─ CIEI, do município de Jardim/MS. A fundamentação teórica foi desenvolvida mediante análise bibliográfica e concepções teóricas de Ariés (1981), de Kishimoto (1994, 1998, 2011), de Huizinga (2012), de Oliveira (2011), entre outros relacionados ao tema em questão. Os resultados obtidos demonstram que os professores sabem que não devem ser apenas expectadores em sala de aula, mas participantes ativos nas brincadeiras, e que o brincar é fundamental na Educação Infantil. Eles, por isso, sabem que devem estar sempre interagindo com as crianças nos momentos das brincadeiras e nas atividades lúdicas, pois isso incrementa significativamente o desenvolvimento das crianças na idade da Educação Infantil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/1775
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1902/6551
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 70-89
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245988790272