A percepção de estudantes frente às novas demandas educacionais no contexto pandêmico: um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15004
Resumo: O presente artigo busca evidenciar a percepção de jovens estudantes da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul sobre a implementação e o desenvolvimento do ensino-remoto emergencial, à luz da efetivação do direito à educação no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como estratégia metodológica na produção de dados, fora utilizado o estudo de caso na sua abordagem qualitativa junto ao instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo analítico se deu pela análise textual discursiva. Os resultados apontam para o complexo cenário de efetivação do direito à educação por parte do poder público, a proposta do ensino-remoto emergencial, pelo olhar do alunado, não considerou elementos como o acesso as tecnologias e as novas demandas do mundo do trabalho no cenário pandêmico na interface com o emergente paradigma educacional, de forma a potencializar vulnerabilidades e desigualdades presentes no espaço escolar. 
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