AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Resende, Gisele Silva Lira de, Braga, Marta Valéria Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502
Resumo: A sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população procura formas de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes, de forma sutil e velada. Assim, este trabalho de pesquisa tem como tema as Ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, considerado o princípio da igualdade, a partir da análise do seguinte problema: Em que medida as ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes, nas universidades brasileiras, pode reforçar, ainda mais, o preconceito racial? Utilizou-se, como procedimento técnico, o bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio de coleta de dados primários e entrevista semiestruturada com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus do Médio Araguaia, da Cidade de Barra do Garças-MT. As medidas afirmativas, na forma de cotas, representam um instrumento importante para o desenvolvimento da sociedade, mas não podem ser tratadas como a solução da problemática. Diante da análise dos resultados da pesquisa de campo realizada, tudo leva a crer que as cotas não reforçaram o preconceito racial, visto que os relatos de professores e pesquisadores, em sua maioria, demonstram a boa aceitação, no meio acadêmico, dos alunos cotistas, que convivem, de modo aparentemente pacífico, com os demais.
id UFMS-2_b296f46ceb7619d9f5c43ae3c419591b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/502
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRASA sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população procura formas de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes, de forma sutil e velada. Assim, este trabalho de pesquisa tem como tema as Ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, considerado o princípio da igualdade, a partir da análise do seguinte problema: Em que medida as ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes, nas universidades brasileiras, pode reforçar, ainda mais, o preconceito racial? Utilizou-se, como procedimento técnico, o bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio de coleta de dados primários e entrevista semiestruturada com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus do Médio Araguaia, da Cidade de Barra do Garças-MT. As medidas afirmativas, na forma de cotas, representam um instrumento importante para o desenvolvimento da sociedade, mas não podem ser tratadas como a solução da problemática. Diante da análise dos resultados da pesquisa de campo realizada, tudo leva a crer que as cotas não reforçaram o preconceito racial, visto que os relatos de professores e pesquisadores, em sua maioria, demonstram a boa aceitação, no meio acadêmico, dos alunos cotistas, que convivem, de modo aparentemente pacífico, com os demais.Editora UFMS2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014); 86-1012358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502/325Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto deResende, Gisele Silva Lira deBraga, Marta Valéria Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:42:18Zoai:periodicos.ufms.br:article/502Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:42:18Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
spellingShingle AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto de
title_short AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_full AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_fullStr AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
title_sort AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
author Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto de
author_facet Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto de
Resende, Gisele Silva Lira de
Braga, Marta Valéria Cardoso
author_role author
author2 Resende, Gisele Silva Lira de
Braga, Marta Valéria Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto de
Resende, Gisele Silva Lira de
Braga, Marta Valéria Cardoso
description A sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população procura formas de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes, de forma sutil e velada. Assim, este trabalho de pesquisa tem como tema as Ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, considerado o princípio da igualdade, a partir da análise do seguinte problema: Em que medida as ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes, nas universidades brasileiras, pode reforçar, ainda mais, o preconceito racial? Utilizou-se, como procedimento técnico, o bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio de coleta de dados primários e entrevista semiestruturada com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus do Médio Araguaia, da Cidade de Barra do Garças-MT. As medidas afirmativas, na forma de cotas, representam um instrumento importante para o desenvolvimento da sociedade, mas não podem ser tratadas como a solução da problemática. Diante da análise dos resultados da pesquisa de campo realizada, tudo leva a crer que as cotas não reforçaram o preconceito racial, visto que os relatos de professores e pesquisadores, em sua maioria, demonstram a boa aceitação, no meio acadêmico, dos alunos cotistas, que convivem, de modo aparentemente pacífico, com os demais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502/325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014); 86-101
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245927972864