AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502 |
Resumo: | A sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população procura formas de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes, de forma sutil e velada. Assim, este trabalho de pesquisa tem como tema as Ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, considerado o princípio da igualdade, a partir da análise do seguinte problema: Em que medida as ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes, nas universidades brasileiras, pode reforçar, ainda mais, o preconceito racial? Utilizou-se, como procedimento técnico, o bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio de coleta de dados primários e entrevista semiestruturada com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus do Médio Araguaia, da Cidade de Barra do Garças-MT. As medidas afirmativas, na forma de cotas, representam um instrumento importante para o desenvolvimento da sociedade, mas não podem ser tratadas como a solução da problemática. Diante da análise dos resultados da pesquisa de campo realizada, tudo leva a crer que as cotas não reforçaram o preconceito racial, visto que os relatos de professores e pesquisadores, em sua maioria, demonstram a boa aceitação, no meio acadêmico, dos alunos cotistas, que convivem, de modo aparentemente pacífico, com os demais. |
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AÇÕES AFIRMATIVAS, NA FORMA DE COTAS, PARA O INGRESSO DE AFRODESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRASA sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população procura formas de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes, de forma sutil e velada. Assim, este trabalho de pesquisa tem como tema as Ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras, considerado o princípio da igualdade, a partir da análise do seguinte problema: Em que medida as ações afirmativas, na forma de cotas, para o ingresso de afrodescendentes, nas universidades brasileiras, pode reforçar, ainda mais, o preconceito racial? Utilizou-se, como procedimento técnico, o bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio de coleta de dados primários e entrevista semiestruturada com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus do Médio Araguaia, da Cidade de Barra do Garças-MT. As medidas afirmativas, na forma de cotas, representam um instrumento importante para o desenvolvimento da sociedade, mas não podem ser tratadas como a solução da problemática. Diante da análise dos resultados da pesquisa de campo realizada, tudo leva a crer que as cotas não reforçaram o preconceito racial, visto que os relatos de professores e pesquisadores, em sua maioria, demonstram a boa aceitação, no meio acadêmico, dos alunos cotistas, que convivem, de modo aparentemente pacífico, com os demais.Editora UFMS2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 2 (2014); 86-1012358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/502/325Araujo, Vanessa Stefanie Terebinto deResende, Gisele Silva Lira deBraga, Marta Valéria Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:42:18Zoai:periodicos.ufms.br:article/502Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:42:18Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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