Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verão Françozo, Rafael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes Fonseca, Fabiciana, Pedrosa de Camargo, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476
Resumo: Este estudo objetiva verificar se existiu ou não segregação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em relação a alunos sem NEE no estado de Mato Grosso do Sul (MS) no período entre 2011 a 2020. Para atender a tal objetivo, a segregação foi calculada por meio do índice de dissimilaridade –  utilizado para medir o quanto duas populações estão segregadas, em duas ou mais unidades espaciais – considerando estudantes com e sem NEE como populações e as escolas como unidades espaciais. Esse índice foi calculado para cada município de MS nos últimos 10 anos, com base nos microdados do Censo Escolar. Os resultados indicam para uma diminuição na curva de segregação dos alunos com NEE no estado em geral com notável redução dentro dos municípios polo da educação inclusiva. Entretanto, em municípios como Aquidauana, Anaurilândia, Camapuã, Ivinhema, entre outras, observou-se um significativo aumento no índice calculado.
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